CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) A BUSCA DE CORPOREIDADES PARA O TRABALHO DE ATOR A PARTIR DE DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS: estudo das formas de expressões cênicas tradicionais brasileiras, trabalho sobre o corpo, voz, máscaras, músicas e narrativas e a utilização destas para a criação cênica, além do estudo biomecânico das danças, onde serão abordadas as corporeidades que elas constroem, enfatizando as qualidades de energias que elas despertam.
Artistas Condutores: Juliana Pardo, Alicio Amaral e Cibele Mateus.
2) DEUSES QUE DANÇAM - ORIXÁS: aprofundamento na cultura negro – brasileira, tendo como base as sagradas danças dos orixás dos Candomblés do Brasil.
Artistas Condutores: Wellington Campos e Alexandre Buda.
3) ENCONTROS MODULARES - TEÓRICOS E PRÁTICOS - COM ARTISTAS CONVIDADOS:
Primeiro Módulo - Março e Abril
- Diásporas Africana no Brasil e Culturas Musicais Africanas no Brasil do Sec. XIX e XX: Complementar os encontros dos estudos com os Orixás, aprofundando conhecimentos históricos–sócio-culturais sobre povos de matrizes africanas.
Condutor: Saloma Salomão.
Demais Módulos
- Modos de Narrar sobre a Perspectiva Ameríndia: Conhecer e exercitar um modo de ser - sem distâncias entre o pensar e fazer e a riqueza apresentada pelas formas de narrativas ameríndias.
- Tambor do Divino - Canto e Toque Ritual: Aproximação e experiência sobre o canto ritual. Desenvolvimento e aprendizado técnico musical sobre as caixas do divino e os toques, e sobre o canto em grupo dentro da tradição.
OBS: No decorrer do projeto outros módulos serão integrados ao conteúdo programático.
5) MONTAGEM E APRESENTAÇÃO DE UM EXPERIMENTO CÊNICO com os participantes, como finalização do programa pedagógico com quatro apresentações previstas, abertas ao público.
6) EVENTO CHÃ DE DOIS: Encontro de coletivos artísticos na Casa Mundu Rodá, para trocar e partilhar com o público seus trabalhos criativos, baseados em estudos com as manifestações tradicionais e a criação artística.
Destinado aos artistas da Mundu Rodá, aos colaboradores e participantes do Núcleo Artístico Pedagógico, e também aberto ao público.