Inquérito - Necessidade de I&D e I específicas dos setores da Agricultura, Florestas, Pecuária e do Desenvolvimento Rural, para construção duma Estratégia de Inovação
ENQUADRAMENTO:
A investigação e a inovação desempenharão um papel vital na melhoria das perspetivas futuras do sector agrícola (senso lato) e das zonas rurais, pela contribuição fundamental para uma resposta adequada aos desafios a que estes estarão sujeitos na próxima década, bem como para as missões que lhe são apontadas.
Definir as necessidades de investigação e inovação, de forma participada, com o envolvimento ativo dos parceiros da produção dos diversos setores e fileiras, da investigação, do aconselhamento, entidades do desenvolvimento regional e local, entre outras, é pois fundamental. Tal, permitirá desenvolver uma agenda de investigação e inovação interativa, que possa responder às prioridades e expectativas apontadas pelos diversos atores.
Para preparação do Plano de Ação 2030 para a inovação dos setores agrícola, florestal, pecuária e das zonas rurais, são convidados a responder ao presente inquérito os Centros de Competências (CC) e outras entidades relevantes, sendo ainda aberta a possibilidade mais alargada de participação, via divulgação do mesmo no site da Rede Rural Nacional e outros Organismos parceiros.
Após avaliação e compilação de todos os contributos, será realizado um Workshop, durante o mês de setembro, para discussão e consolidação dos resultados obtidos para a construção da estratégia de investigação e inovação.
Em 29 de outubro, no âmbito da Cimeira Nacional da Inovação da Agricultura, serão apresentados as conclusões retiradas da discussão do Workshop.
OBJETIVO:
Proporcionar uma avaliação abrangente das necessidades de I&D e I específicas para os setores da Agricultura, Florestas, Pecuária e do desenvolvimento rural, através de consulta aos CC, incluindo outras entidades relevantes, no caso de fileiras não representadas em CC, e de outros agentes do setor, para construção duma Estratégia de Inovação.