Questionário
O meu nome é Irina Afonso e encontro-me a realizar um estudo no âmbito do Doutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem, na Universidade Fernando Pessoa, sob a orientação da Professora Doutora Fátima Maia e coorientação da Professora Doutora Rute F. Meneses.

Esta investigação, que decorrerá a nível nacional, tem o intuito de conhecer as perceções dos elementos das equipas pluridisciplinares que acompanham ou acompanharam crianças e jovens com multideficiência (MD) em contexto educativo, acerca do uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)*, bem como as perceções dos seus principais cuidadores (pais/encarregados de educação).

A comunicação assume-se como uma das áreas de maior relevo na intervenção com estas crianças e jovens, sendo essencial atender à perspetiva de quem com elas interage diariamente e que se constituem como os seus principais parceiros de comunicação, para que possa existir uma melhor compreensão deste processo, de forma a contribuir-se para a melhoria das práticas de apoio prestado à referida população.

O presente questionário destina-se a professores do ensino regular, professores de educação especial, técnicos especializados (fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, psicólogos e outros) e assistentes operacionais que acompanham ou acompanharam crianças e/ou jovens com MD em contexto educativo. É constituído por quatro partes: as partes I e II que contêm questões de caracterização socioprofissional, a parte III onde se encontra a Escala de Atitudes dos Profissionais em Relação a Crianças que Comunicam de Forma Aumentativa e a parte IV onde consta a Escala de Sucesso Vs Abandono de CAA a ser preenchida apenas por terapeutas da fala. Note-se que este questionário não é um teste, não existindo respostas certas ou erradas. As respostas obtidas são absolutamente confidenciais, pelo que o tratamento destes dados não irá identificar pessoas individuais ou instituições, sendo apenas realizado com fins académicos e posterior divulgação dos resultados em comunicações e publicações científicas. O seu preenchimento tem uma duração de 20 a 30 minutos.

Poderá contactar-me para eventuais esclarecimentos pelo email: 34353@ufp.edu.pt.
Agradeço a sua preciosa colaboração!


*Neste estudo entende-se por CAA qualquer meio de comunicação ou dispositivo utilizado pela criança/jovem com MD (por exemplo, gestos, sistemas de comunicação com objetos reais, fotografias, signos gráficos).
Caso aceite os termos e condições deverá confirmar através de “clique” em “aceito os termos e condições”. *
Required
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Fundação Fernando Pessoa. Report Abuse