Questionário Educação das Relações Étnico-raciais - 2018
Prezado/a Educador/a

Desde o início dos anos 2000, um conjunto de leis e regramentos tem sido instituído para orientar o ensino de história da África e Indígena e das Africanidades, na direção de promover uma educação de relações étnico-raciais pautada na justiça, na equidade e no respeito. No município de Campinas, as ações voltadas à promoção da educação étnico-racial antecederam-se à promulgação das leis e a construção do MIPID foi o modo como essa iniciativa foi organizada. Passados mais de 15 anos da promulgação da Lei 10.639/2001, julgamos que é oportuno e necessário que façamos um balanço das ações que promovemos e realizamos em nosso município, no sentido de fortalecer nossos projetos, identificar e compreender nossas dificuldades e favorecer o aperfeiçoamento constatante de nossas ações. Ela se insere em um conjunto de medidas já implementadas para a construção da educação étnico-racial, como os Cadernos Temáticos Curriculares Municipais e os eventos de Ações Formativas.

Esse questionário é fruto de uma iniciativa integrada entre a Câmara dos Vereadores, a Secretaria Municipal de Educação, a Faculdade de Educação da Unicamp e a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

O preenchimento dos dados é de suma importância para nós, não apenas como conteúdo de pesquisa, mas como forma de melhor conhecermos as experiência singulares com a educação das relações étnico-raciais, as dificuldades, os obstáculos, os avanços, na direção de construirmos um projeto cada vez mais sólido e um sistema de apoio ao trabalho do/a educador/a.

Essa pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, que visa garantir a inviolabilidade do direto ao sigilo e o respeito com os seus participantes. Os dados dela decorrentes serão tratados de forma global e em nenhum momento serão divulgados dados sobre sujeitos ou escolas de forma nominal.

Ao participar da pesquisa, você concorda com a utilização das suas informações para fins de pesquisa, com as garantias já apresentadas. A qualquer momento, você pode solicitar a exclusão das suas informações neste projeto.

Estaremos à disposição para quaisquer esclarecimentos e sugestões.

Equipe Responsável:
Ângela Soligo (Unicamp) - angelasoligo@unicamp.br
Caroline Jango Feitosa (IFET-SP) - caroljango@uol.com.br
Edna Lourenço (Câmara dos Vereadores) - ednalourenco@yahoo.com.br
Alexandre Tadeu Dias (SME) - alexandre.tadeu@campinas.sp.gov.br

Email address *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service