Formulário de Inscrição

Fórum Sul Mineiro de Políticas para Mulheres 2025
Realização: FSMPPM- Monitoramento e Avaliação de Impacto Social

DATA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: 06/12/2025 - das 09h às 17h 
LOCAL: Praça CEURua José Moreira Primeiro, s/n • Lavras-MG

PROGRAMAÇÃO 

09h - Recepção e credenciamento

09h30 - Apresentação Cultural:
"Filhos do Ritmo"

10h - Mesa 1: Abertura com autoridades

10h40 - Mesa 2: Palestra: Saúde da Mulher com a Dra Ana Pimentel, deputada federal.

11h10 - Intervenções do público e debate com a Palestrante.

12h - Almoço

13h - Apresentação Cultural
Peça Teatral: Não Mais Ofélias (Marina Siqueira)

14h - Orientações para os Grupos de trabalhos

14h15 - Grupos de trabalhos 

GT 1: Métodos de reparação e inclusão social de mulheres negras no Sul de Minas: entrelaçamento de gênero, raça e classe.

A realidade da mulher negra no Sul de Minas é singular, moldada pelo entrelaçamento de gênero, raça e classe. Este GT é um espaço para aprofundar as discussões sobre as específicas violências e exclusões que enfrentam, e para construir coletivamente métodos efetivos de reparação e inclusão social.

GT 2: Trabalho e mulheres: geração de emprego adequado para as mães solo e mulheres com demandas especificas no polo industrial do Sul de Minas.

O polo industrial do Sul de Minas é um motor de desenvolvimento, mas para quem? Precisamos discutir como esse crescimento gera, ou não, emprego adequado e digno para as mulheres, em especial para as mães solo e aquelas com demandas específicas. Debateremos a necessidade de salários justos, horários flexíveis, acesso à qualificação profissional e, fundamentalmente, à rede de cuidado (creches, berçários) que liberte as mulheres do fardo da dupla e tripla jornada. Autonomia financeira não é um privilégio; é a base da liberdade.

GT 3: Pelo Fim da Violência: Tecendo a Rede de Proteção e Exigindo Ações Efetivas nos Municípios Sul-Mineiros

Não basta enfrentar a violência; é preciso erradicá-la. Este GT se debruça sobre a luta pela criação, implementação e manutenção das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em nossa região. Com base nas previsões legais, é preciso verificar o que pode ser reivindicado e tomada de outras providencias para a efetivação dos direitos.

GT 4: Mães Atípicas: A Luta pelo Acesso aos Cuidados e pelo Direito de Existir

Ser mãe de uma criança com deficiência, doença rara ou necessidade específica de saúde é uma jornada de luta solitária contra a invisibilidade. Este GT acolhe as mães atípicas do nosso território para discutir os enormes desafios no acesso a diagnósticos, tratamentos, terapias e medicamentos.

GT 5: Proteger Nossas Crianças e Adolescentes: Enfrentando a Violência Sexual com a Urgência que a Vida Exige

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma chaga que precisa ser extirpada de nossas cidades, roças e lares. Este GT propõe um aprofundamento crucial deste debate, saindo da superfície e indo às raízes do problema no Sul de Minas. Vamos discutir estratégias de prevenção, notificação obrigatória e aprimoramento da rede de proteção. O silêncio é cúmplice. Nossa voz, coletiva, será um escudo.

16h - Apresentação dos Grupos de trabalhos e construção do documento a ser enviado às autoridades.

17h - Encerramento

Sign in to Google to save your progress. Learn more
SEJAM BEM VINDAS
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report