Auto avaliação da maturidade da função de Inteligência na organização
O roteiro que se apresenta abaixo tem como objetivo a identificação do grau de maturidade da função de Inteligência em sua organização. Ele foi adaptado e construído, com base no trabalho e livro “Modelo de Classe Mundial para a Função de Inteligência Competitiva” (Comai e Prescott, 2007).

Esse trabalho é resultado de parceria de longa data, da Nous e seus líderes, com um dos grandes especialistas mundiais em Inteligência, e um dos autores da obra acima citada, Alessandro Comai.

O foco principal é disponibilizar informações relevantes e comparadas para que as empresas interessadas em melhorar a maturidade e o desempenho de suas áreas de Inteligência, ao responderem a esse roteiro, tenham as condições necessárias para isso.

Todas as empresas respondentes, além de um retorno imediato com a sua posição no ranking, quando comparada com uma organização “world-class”, receberão no e-mail informado um relatório com considerações sobre cada um dos aspectos analisados.

O roteiro é composto por 2 blocos, sendo que o primeiro relaciona-se à uma breve caracterização do respondente. Contém algumas questões para a adequada análise do contexto da organização. O segundo às dimensões estabelecidas no Modelo de Classe Mundial proposto por Comai e Prescott (2007), e adaptado e atualizado pelos especialistas em IM da Nous SenseMaking.

Com a análise realizada por essa abordagem, você terá condições de:

a) Comparar as posições atuais de sua empresa com o modelo de CI de classe mundial;
b) Identificar o conjunto de aspectos que precisam de melhorias urgentes;
c) Definir seus pontos fortes e fracos, e estabelecer prioridades entre eles;
d) Construir um plano de ação em termos de objetivos e estratégias.

Leia cada afirmação, cuidadosamente, antes de preencher o questionário em formato digital. Não há respostas erradas ou corretas, e sim aquelas que retratam a realidade da sua organização. Escolha a resposta que melhor corresponde à sua percepção sobre cada afirmação, de acordo com as categorias de respostas abaixo. Quanto mais realistas suas respostas, mais condições você terá de identificação dos pontos de melhoria e dos possíveis caminhos de como promover essas melhorias.

O tempo estimado para responder a todas as questões é de aproximadamente 15 minutos.
Email address *
Sua organização atua em qual segmento?
Clear selection
A organização que você trabalha está classificada em qual porte?
Clear selection
As organizações "world-class" adotam ESTRATÉGIAS, TÁTICAS, PRINCÍPIOS E PROCESSOS que reconhecem a importância da área de inteligência. (assinale conforme sua percepção).
Não, totalmente informal
Informal
Parcialmente formalizado
Totalmente formalizado
A unidade de Inteligência possui uma declaração de visão de futuro escrita?
A declaração da visão de futuro indica como a unidade de Inteligência irá operar no nível estratégico, tático e operacional?
A geração e uso da Inteligência é explicitamente identificada no plano estratégico da empresa?
Há um C-Level “identificado” para exercer o controle estratégico do desenvolvimento e operação das funções de Inteligência na empresa?
Há um Código de Ética de Inteligência estabelecido na empresa, com um conjunto de protocolos direcionadores da atividade de Inteligência na organização?
Há um processo explícito e com metodologia definida para validação das informações coletadas?
Há processos de Contra Inteligência, que incluem um sistema de proteção de informações que são formalmente aplicados em toda a organização?
A equipe de Inteligência possui pensamento sistêmico sobre o setor e o negócio no qual a empresa atua?
A função de Inteligência é capaz de gerar valor às atividades desenvolvidas pelas unidades organizacionais da empresa?
A equipe de Inteligência busca firmar parcerias com unidades de outras empresas, entidades públicas e empresas especializadas em Inteligência?
Praticamente todos os tópicos de inteligência que direcionam as ações do time de Inteligência, são desdobramentos da estratégia delineada da organização?
Existe um planejamento prévio quanto aos tipos e quantidade de produtos, periodicidade e escopo desses, e clara identificação de quais tópicos de Inteligência e áreas serão atendidos pelos mesmos?
Por ter sua execução direcionada por um robusto planejamento prévio da função de Inteligência, o time de Inteligência consegue realizar o atendimento a várias demandas ad-hoc, que surgem a partir de mudanças no ambiente de negócios?
A função de Inteligência indica como irá interagir com outras iniciativas de Inteligência?
Os gerentes da empresa de todos os níveis reforçam a cultura de coleta e compartilhamento de informações com quem trabalha com Inteligência?
Os gerentes da empresa, de todos os níveis, expressam a disposição de trabalharem de forma participativa com o time de Inteligência em todas as fases de tomada de decisão relevante de um projeto?
Os gerentes da empresa fazem uso de Inteligência em todas as fases de uma tomada de decisão relevante (identificação de uma situação-problema, análise da situação, definição do problema, identificação das opções de solução, contemplando a decisão, a implementação da decisão e a avaliação da decisão)?
Os gerentes expressam sua confiança na equipe que trabalha com Inteligência?
Há variedade de métodos analíticos utilizados pela Unidade de Inteligência para tirar conclusões sobre as implicações da Inteligência gerada?
A equipe de Inteligência lidera e foca seus processos gerenciais e metas com base na orientação das diretrizes da organização?
A Inteligência é um processo sistemático e contínuo da organização?
Há um processo para: classificar, armazenar e recuperar informações cujo acesso seja fácil a todos que dela precisem?
A função de Inteligência possui processos consolidados de tratamento e organização das informações e conhecimentos gerados?
A equipe de Inteligência faz uso de técnicas, tecnologias, frames analíticos e metodologias de ponta para melhor compreender as necessidades dos seus demandantes e do macroambiente?
A equipe de Inteligência busca firmar parcerias com as demais unidades organizacionais da empresa?
Existe clareza na liderança da organização de que Inteligência e Data Science (Advanced Data analytics), são abordagens diferentes, com objetivos e resultados próprios, mas que podem e devem se integrar em diversos projetos?
Existem processos de captura de informações formalmente definidos, tanto para as necessidades de Inteligência em curso como para as demandas específicas (ad-hoc)?
Há um centro de custo separado para os investimentos e as despesas operacionais para o trabalho de Inteligência da unidade responsável?
A função de Inteligência está adequadamente apoiada com instalações físicas ou virtuais?
A função de Inteligência possui hardwares adequados para apoiar suas atividades?
A função de Inteligência possui pacotes de softwares para armazenamento, processamento, gestão, análise e disseminação da Inteligência?
A função de Inteligência possui ferramentas e tecnologias para a adequada comunicação da função de Inteligência com as demais áreas da organização?
Há uma gama de fontes externas primárias e secundárias de informação utilizadas pela unidade de Inteligência, o que inclui bancos de dados, peritos externos, agentes e fornecedores de Inteligência externa, conforme apropriado?
Há softwares e outros instrumentos e equipamentos instalados que permitam a distribuição e personalização de produtos de Inteligência para atender as necessidades dos demandantes?
Há um gerente de Inteligência alocado para a função de Inteligência?
O líder da função/unidade/diretoria de Inteligência na empresa está envolvido de forma contundente e relevante no ciclo de preparação e monitoramento da execução da estratégia da mesma?
Todo pessoal envolvido direta ou indiretamente com o trabalho de Inteligência adere formalmente ao Código de Ética interno e de organizações/associações externas que apoiam o desenvolvimento das atividades de Inteligência?
Há um número adequado de analistas de inteligência alocados para a função de Inteligência?
O pessoal que trabalha na função de Inteligência tem conhecimento do setor e do negócio no qual a empresa atua?
A equipe de Inteligência recebe treinamento contínuo refletindo suas especialidades individuais para mantê-los na vanguarda dos princípios e práticas de Inteligência?
Gerentes e outros funcionários na empresa recebem treinamento que lhes dão uma compreensão suficiente sobre a contribuição da Inteligência e assim tirarem a máxima vantagem da mesma em seu trabalho?
Há uma rede de fontes de informação internas na empresa que alimentam com informação primária e secundária a unidade de Inteligência?
A equipe de Inteligência aprende com os funcionários das demais unidades organizacionais da empresa, por meio do compartilhamento do conhecimento gerado por estes?
A equipe de Inteligência é valorizada por meio de delegação de responsabilidades para a tomada de decisões?
A unidade de Inteligência oferece um portfólio de produtos e serviços de Inteligência para cobrir as necessidades dos usuários nos níveis Estratégico, Tático e Operacional?
A função de Inteligência na organização trabalha com informações internas e externas (primárias, secundárias, quantitativas, qualitativas, estruturadas, semi estruturadas e não estruturadas) para cumpmrimento da sua missão, mas entende que seu foco maior está nas informações e ambiente externo?
Todos na empresa que podem coletar informação, realmente fazem isso?
Todos na empresa que podem coletar informação a compartilham com aqueles que trabalham com Inteligência?
A equipe de Inteligência busca inovar em seus processos internos, assim como na criação dos produtos de Inteligência?
Clear selection
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy