Roteiro Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo
O roteiro consiste em uma deriva pela Avenida Francisco Matarazzo, mais precisamente entre os viadutos Antártica e Pompéia. Passando pela Casa das Caldeiras e Casa do Eletricista, edificações remanescentes das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, seguindo em uma direção imaginada pelas outras fábricas que faziam parte do complexo.

"Foi no Bairro da Água Branca, que as IRFM instalaram-se no início da década de 20, como o primeiro Parque Industrial com noção de verticalização da produção. O ramal ferroviário interligado a área de produção constituiu um dos determinantes para a sua localização.
Os edifícios, que posteriormente receberam o nome de Casa das Caldeiras e Casa do Eletricista, faziam parte deste parque e são as únicas construções que remanesceram do complexo industrial das antigas IRFM, que produziu na época sabonetes, álcool, óleo vegetal, vela, possuía mecânica e fundição, sacarias, etc.
“O complexo industrial da Água Branca marca a expansão espacial das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM) na cidade de São Paulo e sua implantação se insere em um contexto de diversificação das atividades industriais do grupo. Até então, as IRFM concentravam-se na zona leste da cidade de São Paulo e restringiam-se à produção de farinha e tecidos. As indústrias da Água Branca ocupavam um vasto terreno de 113.721,00 m2, onde a área construída ultrapassava 96.000,00 m2. Os diversos setores do complexo industrial eram interligados por passarelas internas e escoavam sua produção por uma linha de trem própria, ligada à Estrada de Ferro Sorocabana.”

Hoje a Casa do Eletricista e a Casa das Caldeiras são edifícios independentes de propriedade e administração distintas.

Dia 17 (sábado) - 9h00

Dia 18 (domingo) - 9h00

Duração: 3 horas

Lotação: 30 pessoas cada grupo

Atividades Extras:

Monitoria Afetiva Casa das Caldeiras

Dia 17 (sábado), às 14h00

Dia 18 (domingo), às 14h00

Escolha o dia do roteiro *
Nome *
Your answer
Idade *
Your answer
E-mail *
Your answer
Ocupação *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service