Inquérito sobre os horários dos docentes das escolas do Ensino Particular e Cooperativo - 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Caro(a) colega,
A FENPROF solicita-lhe que preencha este inquérito (cerca de 10 minutos) para aferir com maior exatidão todo o trabalho dos docentes portugueses das escolas do Ensino Particular e Cooperativo, desenvolvido quer na componente letiva, quer na componente não letiva de estabelecimento e individual. Com os dados que ele nos facultará, poderemos sustentar melhor as nossas posições no âmbito da negociação com a CNEF do novo CCT para o EPC/Ensino Profissional e das reivindicações já apresentadas na Assembleia da República, assim como junto do Ministério da Educação.
O seu contributo é imprescindível para que possamos exigir, com fundamento, horários de trabalho dignos e a desburocratização da profissão docente.
Depois do preenchimento de todas as respostas, deve submeter o seu inquérito para que ele seja validado e registado estatisticamente.
Por favor, COLABORE!
A FENPROF agradece o seu contributo.
1. Região do país onde leciona
2. Grupo disciplinar
Componente letiva
3. Duração dos tempos letivos do seu horário.
3.1. Horário letivo
Se superior a 22 ou inferior a 14 tempos, indique o número exato na opção "Outro"
4. Número de níveis de ensino que leciona
5. Número de disciplinas que leciona
6. Número de turmas em que leciona
7. Número total de alunos que integram as turmas de que é professor
Your answer
Componente não letiva individual
8. Média do tempo despendido, semanalmente, na preparação de aulas
9. Média do tempo despendido, por período, na elaboração de testes
Deve considerar também o tempo utilizado na elaboração de versões diferentes do mesmo teste
10. Média do tempo despendido, por período, na correção e classificação de testes (Fórmula - n.º total de alunos X tempo médio em minutos da correção de cada teste X n.º de testes por turma por período : 60 minutos = n.º de horas)
11. Média do tempo despendido, semanalmente, na preparação de outras atividades/tarefas de avaliação (elaboração e correção de fichas de trabalho, T.P.C., relatórios, trabalhos de grupo, resumos, sínteses, recensões, portefólios, etc.)
12. Média do tempo despendido, por período, no processo de avaliação - intercalar e final (preenchimento de grelhas de avaliação e atribuição de classificações finais)
Componente não letiva de estabelecimento
13. Indique o tempo semanal da componente não letiva de estabelecimento, registado no seu horário
Your answer
14. Número de tempos de apoio individual a alunos, por semana
15. Número de tempos de apoio a grupos de alunos, por semana
16. Número de tempos de coadjuvação, por semana
17. Número de tempos no Centro de Recursos/Biblioteca, por semana
18. Número de tempos em atividades de enriquecimento e complemento curricular (clubes, oficinas, etc.), que possibilitem a ocupação educativa dos alunos, por semana
19. Indique se é diretor de turma
19.1. Se respondeu afirmativamente, indique quantas direções de turma tem
19.2. Indique se tem redução da componente letiva e/ou se é remunerado(a) pela função de diretor de turma
19.3. Indique o número de horas de direção de turma (sem atividade com alunos) registadas no seu horário
19.4. Para além do tempo referido no item 19.3, indique o número médio de horas semanais de que ainda necessita, para o exercício da função de diretor de turma
20. Indique outras funções pedagógicas que exerce
Required
20.1. Indique o número de horas registadas no seu horário que estão alocadas às funções do item 20.
20.2. Para além do tempo referido no item 20.1, indique o número médio de horas semanais de que ainda necessita, para o exercício das respetivas funções.
21. Número médio de reuniões por período (departamento, avaliação, etc.).
22. Tempo despendido por período, na elaboração de atas.
23. Média do tempo despendido, semanalmente, com outras tarefas administrativas (preparação de dossiês de turma, preenchimento de registos biográficos, burocracia de processos disciplinares, preenchimento de inquéritos e grelhas, arquivo de documentação, preenchimento de sumários em plataformas digitais, comunicação com encarregados de educação, etc.)
24. Durante as interrupções letivas (Natal, Carnaval, Páscoa e Verão), para além de reuniões, desempenha outras atividades no estabelecimento de ensino?
24.1. No caso de ter respondido afirmativamente à pergunta anterior, indique o tipo de atividades que desempenha nesses períodos.
Your answer
24.2. No caso de ter respondido afirmativamente ao item 24, indique a média semanal de horas utilizadas nesses períodos.
Your answer
25. O seu horário semanal inclui Banco de horas ?
25.1. Se respondeu afirmativamente ao item 25, para além do tempo indicado nos itens 3.1 (Componente letiva) e 13 (Componente não letiva de estabelecimento), qual o número de horas semanais correspondentes ao banco de horas ?
25.2. Relativamente ao tempo referido no item 25.1, indique se corresponde a componente letiva, componente não letiva ou ambas.
26. Indique se é (ou foi) corretor de exames nacionais:
26.1. No caso de ser (ou já ter sido) corretor de exames nacionais, indique se a entidade patronal lhe concedeu o tempo de compensação para esta atividade, referido na Informação n.º 86 - 31/03/2017 (Ministério da Educação)
26.2. Tendo exercido as funções de corretor de exames nacionais, e tendo usado viatura própria para se deslocar ao Agrupamento de Exames, a entidade patronal reembolsou-o(a) do valor do combustível gasto no exercício dessa atividade?
26.2.1. No caso de ter respondido afirmativamente à questão anterior, indique o valor pago pela entidade patronal por Km.
Your answer
27. Qual é a perceção que tem do número de horas que despende, semanalmente, em toda a sua atividade profissional [com exceção da atividade exclusivamente letiva (aulas)]?
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms