EDUCATIVO | NO SLING
Nesta visita mediada para bebês de colo e seus cuidadores, o CCBB Educativo faz um convite a conhecer as texturas, sons e aromas que perpassam a produção dos artistas presentes na exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. Uma experiência que propicia um acolhimento imersivo no ambiente expositivo, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento estético e poético através de narrativas, músicas e objetos relacionais. O CCBB Educativo emprestará 1 sling para cada bebê participante.
Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Entre os dias 25 de maio e 05 de agosto, o CCBB BH recebe a exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”, que reúne mais de 150 obras produzidas por artistas negros, de diferentes regiões, nos últimos dois séculos do Brasil. O acervo é composto por pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos, abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos.
A mostra é desenhada a partir de cinco nomes centrais, e percorre desde o período pré-moderno até a contemporaneidade, discutindo eixos temáticos em torno de artistas negros emblemáticos: Arthur Timótheo da Costa (Rio de Janeiro, RJ, 1882-1922), Rubem Valentim (Salvador, BA, 1922- São Paulo, SP, 1991), Maria Auxiliadora (Campo Belo, MG, 1935 - São Paulo, SP, 1974), Mestre Didi (Salvador, BA, 1917- 2013) e Lita Cerqueira (Salvador, BA, 1952).
Cada um desses nomes lidera, respectivamente, um eixo: Tornar-se, sobre a importância do ateliê de artista; Linguagens, que aborda os movimentos artísticos; Cosmovisão, a respeito do engajamento político e direitos; Orum, sobre as relações espirituais entre o céu e a terra, a partir do fluxo entre Brasil e África; e Cotidianos, que aborda as discussões sobre representatividade.
“Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” é um desdobramento do Projeto Afro, em desenvolvimento desde 2016 e lançado em 2020. A mostra também oferecerá laboratórios e oficinas, além de contar com um espaço próprio do Projeto Afro, no qual o público poderá consultar materiais de pesquisa e acessar a plataforma.
SERVIÇO
Dia: 21/07, Domingo
Horário: das 9h30 às 10h
Entrada: Portaria Oscar Niemeyer
Lotação: 10 bebês de colo com seus cuidadores