[EVENTO ABERTO AO PÚBLICO]
O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza o projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe uma imersão no acervo da instituição, com o objetivo de gerar conteúdo para o setor Educativo. A coleção permanente do MON conta atualmente com 14 mil obras de arte.
Para dar início à proposta será realizado um seminário, nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório Poty Lazzarotto, com a presença da artista e pesquisadora Glicéria (Célia) Tupinambá e do crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual Ronaldo Entler.
O projeto é uma pesquisa realizada no acervo do MON pela professora e curadora Galciani Neves e pelo setor Educativo do Museu, que culminará com uma inédita exposição de obras da coleção permanente do Museu.
Saiba mais sobre os convidados
Glicéria (Célia) Tupinambá é da aldeia Serra do Padeiro, localizada na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, Bahia. Tem licenciatura Intercultural Indígena no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e cursa mestrado no programa de pós-graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ronaldo Entler é crítico de fotografia e pesquisador do campo da cultura visual. Graduado em Jornalismo (PUC-SP), mestre em Artes (IA-Unicamp), doutor em Artes (ECA-USP) e pós-doutor em Cinema (IA-Unicamp), é professor nos cursos de Arte e de Comunicação do Centro Universitário FAAP (SP). Foi editor do site “Icônica”, é colunista da Revista ZUM (IMS-SP) e autor do livro “Diante da Sombra” (Confraria do Vento, 2018).
1º Ciclo de Seminários
“Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”
Auditório Poty Lazzarotto
PROGRAMAÇÃO
16 outubro
19h: abertura
Sobre Pensar um Projeto Cruzado: Curadoria e Educativo
Com Galciani Neves
19h45: Seminário 1
O Museu e suas Floreiras
Com Glicéria Tupinambá
17 outubro
19h: Seminário 2
História da Arte: Imagens em Trânsito, Narrativas em Conflito
Com Ronaldo Entler
As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia da atividade e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail: educativo@mon.org.br.