Avaliação - República Velha - 2016
Atividade de avaliação sobre a república velha. Atenção para o tempo 1 hora ( 19 às 20 h)
Considere a imagem no link e analise a questão. As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de
Considerando a realidade política atual no Brasil, identifique 2 diferenças e uma semelhança se comparamos com o período da república velha.
Your answer
Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, anão ser em caso esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o "coronel" e pelo "coronel". Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural   LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado). O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social
As primeiras décadas da Primeira República, ou República Velha (1889-1930), foram marcadas por significativa instabilidade política traduzida por uma série de revoltas, entre estas: A Revolta da Chibata, Movimento militar na Marinha contra os castigos físicos, conflito motivado pela rivalidade entre Exército e Marinha e Guerra de Canudos, movimento messiânico cujo líder foi Antonio Conselheiro.
A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela.
Em relação ao anarquismo durante a República Velha é correto afirmar:
Considere que em julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. “A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes”. (In: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5 edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 308.)O texto se refere:
Explique os motivos que fizeram surgir o movimento em destaque no vídeo.
Your answer
CPF
Your answer
Aluno: nº Série/turma
Your answer
Ficou conhecido como “política do café com leite” o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro. Os presidentes e governadores tinham a prerrogativa de destituir os deputados e senadores eleitos que não lhes fossem afeitos através das “Comissões de Verificação dos Poderes”, que existiam nos congressos estaduais e no Congresso Nacional.
Required
Considerando o tema estudado em sala, podemos dizer que a identificação dos governos da República Velha com os interesses da economia cafeeira pode ser expressa pelo(a):
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms