Se você tem interesse em participar da II Edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo - UFPR/IMVC, preencha esse formulário abaixo.
O Curso CESMVC – UFPR tem a chancela do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo e conta com professores com experiência inestimável: a prática. Muitos dos professores fizeram parte da criação da área de Medicina Veterinária do Coletivo e da história, vivenciando os desafios inerentes a qualquer mudança que exige, não somente a estruturação de novas bases políticas, mas a mudança de paradigma para uma abordagem sob a estratégia de saúde única, onde humanos, animais e ecossistemas importam.
O Curso CESMVC – UFPR terá uma abordagem orientada para a identificação de problemas, diagnóstico e enfrentamento das mais diversas situações que envolvem a medicina veterinária do coletivo. Serão exploradas as áreas de intersecção entre a saúde coletiva, medicina veterinária indigenista, medicina veterinária de desastres, medicina veterinária legal e medicina de abrigos, na ótica da saúde única e bem-estar único.
Na saúde coletiva, os temas envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), determinantes sociais e a promoção da saúde, Teoria do Elo, manejo populacional de cães e gatos, controle de zoonoses e atenção às pessoas em situação de acumulação de animais. Na medicina veterinária indigenista e comunidades tradicionais, o entendimento das peculiaridades de cada comunidade e como se dá o processo de empoderamento para a promoção da saúde. Na medicina veterinária de desastres, como atuar na prevenção e, posteriormente, na mitigação dos danos e controle das zoonoses. Na medicina veterinária legal, como se relacionar com a justiça por meio de documentos médicos veterinários legais, além de conteúdos que estão interconectados com exames periciais em crimes contra a fauna e situações de imperícia, imprudência e negligência, abordando de forma multidisciplinar conceitos das ciências forenses, aplicados de forma comparada. Na medicina de abrigos, além dos seus fundamentos, inclui também comportamento canino e felino e a terapia comportamental como estratégia para o aumento da adoção e diminuição do abandono.
O curso será de 24 meses, com 640 horas de carga horária.
O quadro de docentes é enriquecido por diferentes profissões e de diferentes setores, trazendo para o campo de estudo a interdisciplinaridade, integrando as disciplinas por meio de interatividade, onde um grupo de disciplinas se relacionam entre si, como um processo dinâmica que objetiva encontrar soluções aos diferentes desafios da Medicina Veterinária do Coletivo.