Mutirão Kuaray Haxa
O ano de 2019 começou com ameaças às comunidades tradicionais. Após retirar da FUNAI e passar para o Ministério da Agricultura a atribuição de demarcar terras indígenas e quilombolas, Bolsonaro voltou a criticar a extensão de terras asseguradas por lei no país para índios e descendentes de escravizados. Ele afirmou no twitter que essas populações estão isoladas "do Brasil de verdade" e que o governo dele vai integrar essas duas populações.

Cabe lembrar que a atual ministra da agricultura, Tereza Cristina, agora responsável pela demarcação de terras indígenas, é conhecida como "musa do veneno" e defensora dos ruralistas. Ela já anunciou que os agrotóxicos terão "muito espaço" na sua gestão. Além disso, Tereza Cristina é ferrenha defensora do PL 3729/2004, que flexibiliza as normas para o licenciamento ambiental e beneficia empresários do meio rural. Os maiores prejudicados com essas medidas, sem dúvida, são os povos tradicionais.

Bolsonaro é critico antigo das demarcações de terras para índios e quilombolas. Em meio à campanha eleitoral, ele afirmou que, caso eleito, não demarcaria um centímetro a mais de reservas para essas duas comunidades. Na ocasião, ele disse que, no governo dele, os índios seriam "emancipados".

Diante desse contexto, como forma de fortalecermos os laços com os povos tradicionais, organizamos um mutirão na comunidade Kuaray Haxa, nos dias 19 e 20 de janeiro.

Saída às 7h (sábado) da praça Eufrásio Correia (em frente à Câmara Municipal).

Para participar é necessário preencher esse formulário: https://goo.gl/forms/6Sm0SAB6ffflXEsV2


Cada participante deve levar:

- 4 quilos de alimentos não perecíveis, mais misturas (carne, massas, trigo, óleo, fubá etc)

- Repelente, protetor solar, roupa de trabalho, bota, luvas, chapéu ou boné

-Barraca, saco de dormir e demais equipamentos de acampamento

- Caso tenha, ferramentas de trabalho (facão, serrote, martelo, cavadeira ou cortadeira, roçadeira à gasolina com faca 2 pontas, combustível etc)

Nome *
Your answer
Entidade/Movimento *
Your answer
Telefone *
Your answer
Email *
Your answer
Consegue disponibilizar um carro para o trajeto de Curitiba a Paranaguá (com divisão dos custos de gasolina, pedágio e estacionamento)? *
Caso a resposta anterior seja positiva, quantas vagas no carro você consegue disponibilizar para caronas?
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service