Solicitação de Visita Mediada - 2024

Olá,

As galerias encontram-se abertas à visitação espontânea (sem necessidade de agendamento), de terça a sábado entre 09:00 e 17:00. 

Disponibilizamos visitas mediadas de terça-feira a sexta-feira, através da solicitação de agendamento, nos horários de 10:00 ou 14:00, escolhidos pelo visitante. Para participar de uma visita mediada, é necessário cumprir as seguintes regras: 

  • Até 20 pessoas serão permitidas por grupo nas mediações. 

  • Não há número mínimo de pessoas por grupo.

  • Só é possível solicitar um roteiro por agendamento.

  • As mediações têm duração média de até 02:00 horas.

Os roteiros de mediação são: 

- Circuito Histórico:

A visita ao Circuito Histórico consiste em uma caminhada pelo território ao redor do Museu Bispo do Rosario, visitando os lugares históricos do Engenho Novo da Taquara e, posteriormente, o primeiro núcleo de internação criado na Colônia Juliano Moreira, inaugurado em 1924, chamado Rodrigues Caldas. Dentre os principais marcos arquitetônicos existentes na região, estão o Aqueduto da Taquara, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e o coreto do antigo engenho. Como este roteiro de mediação acontece a céu aberto, as condições climáticas são de caráter fundamental para que a mesma ocorra. 

- Exposição Arte Ponto Vital - exposição permanente - Para saber mais, ver: https://museubispodorosario.com/eventos/arte-ponto-vital/

Arte Ponto Vital apresenta diversas experiências e manifestações artísticas atravessadas pela história da Colônia Juliano Moreira (CJM) – desde seu terrível passado manicomial até os tempos atuais, em que vigora o modelo de assistência de base territorial e comunitária implementado através da Reforma Psiquiátrica, iniciada nos anos 80. Em um processo de curadoria colaborativa com a equipe do Museu, em Arte Ponto Vital, os participantes do Atelier Gaia evidenciam conexões com a arte em um entrelaçamento com as suas próprias histórias de vida. Apresentam diferentes perspectivas ao público e narram a história da Colônia pelo viés da superação, sendo a arte, um dos elementos capazes de fazer frente ao silenciamento e à exclusão social provocados pela lógica manicomial.

  • Pequenas Cosmogonias: Como brotar mundos? - exposição temporária

Pequenas Cosmogonias: Como brotar mundos? reúne obras de Bispo em diálogo  com artistas cujos trabalhos envolvem diversos modos de conexão com o planeta, com a vida, o universo, a espiritualidade e as forças de criação. A mostra conta ainda com a participação da Escola Municipal Juliano Moreira, do EDI Arthur Bispo do Rosario e da EDI Dra Zilda Arns, que receberam artistas para a realização de trabalhos e ações junto às crianças. Pequenas Cosmogonias: como brotar mundos? É um convite para contemplar o céu e o chão. Se deixe atravessar pelo inalcançável e observe, de perto, a beleza do mundo em broto.  

Em casos especiais, entre diretamente em contato com a equipe de Educação através de <agendamento@museubispodorosario.com>

Atenciosamente, 

Museu Bispo do Rosario. 

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Sem título, sem data.
Obra de Arthur Bispo do Rosario
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy