Formulário de Referenciação de Escolas Transformadoras Ashoka
---

Obrigado pelo seu interesse e participação neste exercício de inteligência colectiva. Por favor leia com atenção as informações em baixo antes de começar a referenciar Escolas. Tenha em mente que este programa não pretende eleger uma elite de escolas mais "avançadas" que outras, mas sim formar uma equipa de escolas com um caminho percorrido e uma capacidade de atuação em rede que pode fazer a diferença na forma como, em Portugal, preparamos as novas gerações para enfrentar os desafios dos nossos tempos.

---

>> O que é o Programa Escolas Transformadoras da Ashoka ? <<

O programa Escolas Transformadoras da Ashoka seleciona e apoia uma rede de 250 escolas com modelos educativos inovadores que possam contribuir para a mudança do paradigma educativo no mundo, para que todas as pessoas tenham a oportunidade e capacidade de serem agentes de transformações positivas. Desde 2017, integram esta rede cinco Escolas Transformadoras Portuguesas e Ashoka Portugal prepara-se agora para selecionar mais cinco, a partir dos resultados do presente inquérito de referenciação.


>> Para que serve este inquérito e qual a responsabilidade d@ referenciador(a) ? <<

O presente inquérito de referenciação aberta e participativa de escolas inovadoras em Portugal serve dois fins:

1) Nomeação das Novas Escolas Transformadoras - Quem preencher este formulário torna-se referenciador(a) do programa Escolas Transformadoras da Ashoka e assume a responsabilidade de indicar escolas que, segundo o seu conhecimento de causa e experiência pessoal, preenchem os critérios estipulados pela Ashoka e terão interesse em ser uma Escola Transformadora. As escolas referenciadas serão investigadas pela equipa Ashoka e um painel interno de avaliadores convidados irá posteriormente analisá-las e decidir quais passarão à fase seguinte, a qual inclui um processo de entrevistas e visitas.

2) Diagnóstico das práticas inovadoras da Educação em Portugal - Ao preencher este formulário, o/a referenciador(a) fornecerá alguns dados que alimentarão uma análise do estado-de-arte da Educação Transformadora em Portugal.


>> Quais os critérios de nomeação de Escolas Transformadoras? <<

As escolas referenciadas devem corresponder aos seguintes critérios:

1) Apresenta uma visão alinhada com a ideia de preparar os alunos para serem agentes de transformação positiva no mundo, com uma profunda consciência social e ambiental e a ambição de trabalhar para o bem-estar comum, e não apenas para o seu sucesso individual.

2) Tem capacidade para inovar, criando e aplicando novas ideias e metodologias educativas que cultivem as competências transformadoras: empatia, trabalho em equipa, criatividade e empreendedorismo social.

3) Revela vocação, capacidade e vontade para influenciar o ecossistema educativo em Portugal e contribuir para o avanço de uma visão de educação para a transformação social.

4) Coloca os alunos como sujeitos ativos no seu próprio processo de aprendizagem, promovendo a sua participação nas escolhas feitas dentro e fora da sala de aula.

5) Assenta numa liderança e equipa inovadoras, abertas a novas ideias e democráticas, contando com a participação de toda a comunidade educativa (professores, funcionários, pais, educandos e parceiros).

---

Os dados pessoais d@ referenciador(a) recolhidos no presente formulário poderão ser utilizados para fins internos relacionados com o processo de seleção de escolas . Não serão partilhados com terceiros nem publicados, salvo na forma aglomerada e anónima de estatísticas demográficas.

As conclusões retiradas da análise dos dados sobre as escolas referenciadas recolhidos no presente formulário poderão ser partilhadas com terceiros e publicadas online, sendo apresentadas como os resultados de diagnóstico participativo sobre as práticas inovadoras na Educação em Portugal.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service