3.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro - Ação de Formação

No contexto do Ensino Português no Estrangeiro, o reforço das competências e conhecimentos de língua portuguesa beneficia a aprendizagem das outras línguas e de outras disciplinas, contribuindo para o sucesso escolar dos alunos portugueses ou lusodescendentes escolarizados fora de Portugal.

Mas como estabelecer pontos de convergência e ligações transversais entre as várias línguas e disciplinas presentes nas escolas? O conceito de mediação, enquanto atividade que reduz a distância entre polos de alteridade, apresenta-se como central ao processo de ensino-aprendizagem e no contexto da educação plurilingue e intercultural, tendo-lhe sido reconhecida maior importância com a publicação pelo Conselho da Europa, em final de 2017, do Volume de Acompanhamento ao Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, que apresenta um conjunto de descritores para esta atividade.

O 3º Encontro de Professores do Ensino Português no Estrangeiro, a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian — que novamente se associa a este evento, pretende refletir sobre o conceito de mediação e as perspetivas para a sua operacionalização no contexto do Ensino Português no Estrangeiro. Este encontro estabelece-se como um momento de partilha de experiências e mútuo conhecimento, valorizando o trabalho individual dos docentes do EPE e contribuindo para a construção de redes cooperativas entre as Coordenações de Ensino dos vários países e entre os docentes dos vários níveis de ensino (básico, secundário e superior).

As inscrições decorrerão até dia 15 de julho.
Programa disponível em: https://tinyurl.com/prog-encontroEPE2018

Lisboa, 23 de julho de 2018
10h00 – 18h30 - Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Inscrição
Nome (completo) *
Your answer
E-mail *
Your answer
Coordenação de Ensino *
Your answer
Código de Horário *
Your answer
Código SIGRHE (caso não tenha código, indique "sem código") *
Your answer
Grupo de Recrutamento *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms