Pesquisa sobre os Presidentes do Brasil com os Historiadores
Essa pesquisa de caráter científico está sendo realizada no ano de 2017 com historiadores para que, desde o seu ponto de vista e à luz do que estudaram ou viram acontecer no país, classifiquem o governo realizado pelos presidentes do Brasil. Ao participar de forma consciente, livre e deliberada, os historiadores entrevistados concordam com o caráter científico da pesquisa e com a publicação científica dos resultados mantendo o anonimato dos participantes. Para validar o caráter científico, é necessária a participação consciente e livre do entrevistado. A Pesquisa é conduzida pelos pesquisadores, Dr. Frank Viana Carvalho, docente e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pela FFLCH-USP e Université François Rabelais, França e pelo Doutorando em História pela FFLCH-USP e Bacharel em Direito, Dr. Sandro Heleno Morais Zarpelão, docente do IFSP-SRQ. Essa pesquisa possui unicamente caráter científico-acadêmico e não tem nenhuma vinculação ideológica político-partidária (nenhuma ideologia política em particular). Nesta pesquisa, nos dirigimos aos formados em História (Bacharelado ou Licenciatura) como 'historiadores'.
Você que está sendo entrevistado(a) leu sobre o caráter científico e acadêmico da pesquisa. Você concorda com a sua participação de forma livre e deliberada?
Nome do(a) entrevistador(a) ou da pessoa que indicou essa pesquisa para você:
Your answer
Atenção!
Para validar o caráter científico, é necessária a participação consciente, livre e deliberada do entrevistado. Por isso o nome é importante, mas o(a) entrevistado(a) pode optar por manter seu anonimato. Também destacamos que na publicação científica dos resultados, o nome dos participantes não será divulgado. A partir de agora, todos os dados a seguir neste Questionário de Entrevista são do(a) Historiador(a) Entrevistado(a). As respostas devem ser anotadas com precisão e deve ser mantido o anonimato do(a) entrevistado(a). As respostas farão parte de uma pesquisa científica na área de Ética e Ciências Humanas e Sociais. É muito importante que o(a) entrevistado(a) compreenda o caráter científico da pesquisa.
Data da Entrevista:
MM
/
DD
/
YYYY
Nome Completo:
Your answer
Idade:
Your answer
Grupo de Faixa Etária:
Sexo
Instituição(ões) onde estudou História (Bacharelado ou Licenciatura):
Your answer
Ano em que formou (graduação):
Your answer
Durante quantos anos (ao todo) lecionou História?
Your answer
É ou foi Professor de História para os seguintes níveis:
Required
Atualmente reside em qual cidade:
Your answer
Introdução
Desde o início da República no Brasil, de 1889 até 2017, o país teve 37 presidentes da República. As realizações e o significado histórico das contribuições de cada um permitiram ao país progredir e situar-se como uma das principais economias do mundo (oitava maior economia do planeta – dados de 2017). Vez por outra, juízos de valor sobre as maiores contribuições, bem como quem foi o ‘maior’ ou ‘melhor’ presidente do Brasil são emitidos por algumas pessoas de relevância na vida social e política ou pela população em geral. Objetivando dar um caráter científico, ainda que restrito ao momento da pesquisa, essa enquete visa de maneira objetiva desafiar os professores de História e historiadores a responder de maneira descompromissada, mas direta, sobre este tema: “Quem foi o presidente que realizou o melhor governo do Brasil?”, que também poderia ser perguntado de forma diferente, mas como mesmo sentido: "Quem foi o melhor presidente do Brasil?" A natureza própria da pesquisa e seu caráter cíclico (sem dúvida, daqui a algum tempo a pesquisa será repetida, pois novos governos virão) nos levou a permitir que esteja entre os relacionados, o nome de quem no momento da pesquisa está exercendo a presidência. Daqui a algum tempo a pesquisa será repetida e o(a) novo(a) presidente também será avaliado durante a pesquisa e o atual já terá concluído o seu mandato.

Sabemos que várias observações poderiam ser feitas, como por exemplo, presidentes que não completaram o mandato, que ficaram menos tempo no cargo, que eram de um período ditatorial e/ou outras mais. Mas atenção você historiador, com seus conhecimentos de História, procurando considerar de forma objetiva, com base nas realizações, no governo, na condução do país e no legado completo (social, econômico, cultural, educacional, político), enfim, do ponto de vista amplo da realização de um bom governo, responda a questão classificando de acordo com a orientação apresentada um pouco mais abaixo. Ressaltamos que essa pesquisa não é de natureza político partidária, nem visa outro interesse que não o de uma análise histórica feita por historiadores.

Vamos começar! Então atenção:
Hoje o seu desafio é, ao responder essa pesquisa, indicar os nomes dos 7 (sete) presidentes que você considera como os melhores, ou seja, pelos critérios acima descritos, como aqueles que mais ajudaram o país quando exerceram o mandato presidencial. E nessa mesma pesquisa, você, como historiador também indicará os 7 (sete) presidentes que julga como os que menos contribuíram para o país durante o exercício do mandato, ou que poderiam ser classificados como aqueles que fizeram o pior governo, ou 'os piores'. Antecipadamente agradecemos sua participação!

Todos os Presidentes do Brasil de 1889 a 2017
1. Após relembrar na Tabela acima todos os presidentes do Brasil, escreva abaixo quais foram, do seu ponto de vista, os SETE MELHORES PRESIDENTES DO BRASIL (ou dito de outra forma, aqueles que fizeram o melhor governo)? Para responder, escreva o número 1 e o nome do presidente que você considera como tendo realizado o MELHOR governo; na sequência, escreva 2, e o nome do segundo melhor, e depois 3 e o terceiro melhor, e assim por diante. Caso queira colocar menos ou mais que 7 (sete) presidentes em sua classificação, ou fazer algum comentário ao lado dos nomes, sinta-se à vontade.
Your answer
2. Agora, por favor, quais foram do seu ponto de vista, OS SETE PRESIDENTES QUE FIZERAM O PIOR GOVERNO (ou dito de outra forma, os sete presidentes que menos contribuíram de uma forma geral para a melhoria do país, ou ainda, 'os piores' presidentes)? Assim, por favor, para responder escreva o número 1 e o nome do presidente que você considera como tendo realizado o PIOR governo; na sequência, escreva 2, e o segundo pior governo; e depois 3 e o terceiro pior; e assim por diante. Caso queira colocar menos ou mais que 7 (sete) presidentes em sua classificação, ou fazer algum comentário ao lado dos nomes, sinta-se à vontade.
Your answer
3. Se deseja fazer alguma observação ou comentário adicional, mencionar alguma crítica ou algum elogio a um presidente, ou mesmo outro tipo de análise sobre assuntos ligados à política e à presidência, utilize o espaço abaixo para escrever. Lembre-se que esta pesquisa é de natureza acadêmico-científica e não segue nenhuma ideologia político-partidária.
Your answer
4. Caso deseje receber os resultados desta pesquisa científico-acadêmica, escreva abaixo o seu e-mail:
Your answer
Obrigado por sua participação!
Se você indicou seu nome no começo da pesquisa, lembre-se, caso os resultados sejam publicados, você permanecerá anônimo.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms