Lição 11 - O Mandamento Esquecido
Alguns cristãos guardam o sábado como dia santo de culto e repouso. Outros guardam o domingo. Há quem santifique a sexta-feira e outros dias da semana. Em todos os casos, há pessoas sinceras que seguem o que lhes foi ensinado, sem nunca ter examinado o que Deus disse. É verdade que há, também, os que preferem esquecer justamente o que Ele mandou lembrar. A Bíblia, que é a Palavra de Deus escrita, é a autoridade máxima para responder à pergunta: Que dia devemos observar como santo?


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Lição 11 com o Pr, Nilton Lima.
Seu Nome completo: *
Cidade e Estado: *
Telefone: *
1 - O que diz o quarto mandamento? Êxodo 20:8-11 *
O mandamento do sábado é uma ordem divina para lembrarmos que somos criaturas de Deus e devemos procurar Sua semelhança por meio das atitudes que Ele nos orientou desde o começo da criação do mundo: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gn 2:2-3). Ao guardarmos o sábado,confessamos a Deus e ao mundo que cremos no Criador.
1 point
2 - Quem estabeleceu o sábado, quando e por quê? Gênesis 2:1-3; Marcos 2:27, 28 *
O mandamento do sábado está presente em muitas porções das Escrituras, desde o livro de Gênesis,quando Deus nos deixou o exemplo: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gn 2:2-3). Deus é o grande arquiteto da criação e nos deu este dia como presente: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27).
2 points
3 - Marque os profetas que citam a obediência na guarda do sábado: *
O sábado sempre precisou ser guardado e observado, segundo as Escrituras. Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento o sábado é um símbolo de obediência a Jesus. Nada nas Escrituras deixa ao menos uma sombra de dúvida quanto a mudança do dia de guarda. Não há qualquer parte da Bíblia que nos oriente a descansar em qualquer outro dia que não seja o sétimo dia, o sábado.
2 points
Required
4 - Que dia foi observado por Jesus? Lucas 4:16, 31 *
Se vivêssemos nos tempos de Jesus, com facilidade saberíamos onde encontrá-Lo aos sábados: na sinagoga pregando e participando do culto, obediente ao quarto mandamento (Ex 20:8-11). As Escrituras são claras ao dizer que Jesus tinha esse “costume”. Nisto, podemos desmentir toda aquela história falsa de que Jesus veio para quebrar a lei. Se Ele veio para desconsiderar a lei, por que Ele estava guardando o sábado segundo o mandamento bíblico? Perceba que nosso Senhor Jesus obedeceu aos mandamentos do Seu Pai e devemos fazer o mesmo (Jo 15:10).
1 point
5 - Que dia guardavam os seguidores de Jesus? Lucas 23:53-56; Atos 13:14, 27, 42, 44;17:2; 18:4 *
Os discípulos de Cristo e muitas mulheres que O seguiam obedeceram as leis de Deus: “E, no sábado,descansaram, segundo o mandamento” (Lc 23:54-56). Estes episódios nos ajudam a entender de maneira inequívoca que para os seguidores de Cristo o sábado é o sétimo dia da semana.
1 point
6 - Que dia os salvos guardarão na Nova Terra? Isaías 66:22-23 (marque V ou F) *
A frase: “E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor” significa que não existirá mais limitações temporais para estarmos com o Senhor. Todos os momentos serão de comunhão com nosso Pai Celeste. Entretanto, vemos que Isaías tem bem claro em sua mente que o sábado é um espaço no tempo onde devemos nos encontrar com o Senhor, para adorá-Lo. Note que o sábado aqui é diferente das outras festas e, por isso, deve ser entendido mais como um espaço no tempo do que um evento.
1 point
7 - É Permitido praticar obras de caridade e misericórdia aos sábados? Mateus 12: 11-12. *
1 point
8 - Podemos ignorar esse mandamento? Tiago 2:10 -12; 1 João 2:4 *
É bom lembrar que a guarda do sábado não é um meio de se alcançar a salvação, obtida unicamente pela graça de Jesus. A obediência a Deus é resultado da salvação. Como alguém pode dizer que está salvo e viver em desobediência? A guarda do sábado é uma demonstração de amor e fruto da experiência pessoal com Cristo.
1 point
Recapitulação
O sábado foi instituído na CRIAÇÃO do MUNDO. Ele foi observado por Adão e nos tempos dos seguintes profetas: Moisés, ISAÍAS, JEREMIAS, EZEQUIEL, ESDRAS e NEEMIAS. Jesus observava o SÁBADO. Seus seguidores continuaram observando o sábado após Sua morte. Demonstramos amar a Jesus, seguindo os MANDAMENTOS. Transgredir um mandamento significa
violar toda a LEI.



Reflexão: O mandamento esquecido por muitos não foi esquecido por Deus nem por Seus filhos fiéis.
Continua em vigor e perdurará pelos séculos eternos.
Compromisso de fé:
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy