SIMULADO I - APOSTILA II
ESPANHOL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
01. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Assinale a alternativa CORRETA. Segundo o texto, pode-se afirmar que:
1 point
Captionless Image
Clear selection
02. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] O efeito de sentido da charge é construído através da combinação de informações visuais e recursos linguísticos. Nesta charge, fica evidente que:
1 point
Captionless Image
Clear selection
03. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Numa entrevista ao jornal El País em 26 de agosto de 2016, o jornalista Caco Barcellos comenta uma afirmação sua anterior, feita em um congresso de jornalistas investigativos, de que novos profissionais não deveriam “atuar como porta-vozes de autoridades”. | De acordo com a posição defendida por Caco Barcellos com relação a seus leitores, uma reportagem exige do jornalista:
1 point
Captionless Image
Clear selection
04. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Considere o texto a seguir. | O texto revela uma análise sobre as inteligências artificiais. Um exemplo que ilustra a projeção descrita no texto é
1 point
Captionless Image
Clear selection
05. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Considere o excerto a seguir. | O autor do texto apresenta o hábito que os humanos têm de culpar e punir o mensageiro por causa do conteúdo da mensagem que conduzem. Para tanto, fundamenta seu ponto de vista:
1 point
Captionless Image
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
06. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] "Mas essas são consequências aparentemente colaterais, porque a população manifesta muito mais prazer no massacre contra o preso produzido dentro dos presídios ". | Há um trecho, dentro do período destacado acima, que provoca ambiguidade. Marque-o:
1 point
Clear selection
07. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Em dois momentos do texto, o redator cita Nietzsche, que teria afirmado: "a vingança é uma festa". A partir do que se depreende da leitura, essa "festa" significa:
1 point
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
08. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Depois de defender que as experiências em manipulação genética não sejam interrompidas, tendo em vista a comparação com as pesquisas em transplante cardíaco, no século passado, o texto desenvolve a ideia de que
1 point
Clear selection
09. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] O primeiro parágrafo do texto termina com uma pergunta retórica: “Abrimos a Caixa de Pandora?” (ref. 2) | Essa expressão refere-se ao mito grego de Pandora, primeira mulher criada pelo deus grego Zeus, que dele recebeu uma caixa contendo muitas desgraças e um único dom – a esperança. Pandora foi criada com um único defeito, a curiosidade, porque Zeus sabia que, um dia, a vontade de Pandora a levaria a abrir a caixa e libertar o mal aos homens. | Essa referência ao mito sugere que as pesquisas de manipulação genética:
1 point
Clear selection
PORTUGUÊS
10. [PORTUGUÊS] “E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.” | O fragmento de “O cortiço”, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
1 point
Clear selection
11. [PORTUGUÊS] No Realismo brasileiro o grande nome foi Machado de Assis, assinale a alternativa correta sobre o autor:
1 point
Clear selection
12. [PORTUGUÊS] “Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento.” (Alfredo Bosi) | O texto refere-se ao:
1 point
Clear selection
13. [PORTUGUÊS] Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo:
1 point
Clear selection
14. [PORTUGUÊS] Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
1 point
Clear selection
15. [PORTUGUÊS] No trecho: “Se eu CONVENCESSE Madalena de que ela não TEM razão… Se lhe EXPLICASSE que é necessário VIVERMOS em paz…”, os verbos em caixa alta são, respectivamente:
1 point
Clear selection
[PORTUGUÊS] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
16. [PORTUGUÊS] É apropriado o comentário na alternativa:
1 point
Clear selection
[PORTUGUÊS] TEXTOS PARA A PRÓXIMA QUESTÃO - TEXTO 01:
[PORTUGUÊS] TEXTOS PARA A PRÓXIMA QUESTÃO - TEXTO 02:
17. [PORTUGUÊS] Observe os trechos: I. HÁ escritores que precisam de silêncio, solidão e ambiente adequado para a prática do ofício. | II. O médico que atendia pacientes no Carandiru HAVIA dez anos era quem reunia as condições para fazê-lo. | III. Só ficou quietinho, quando o comandante anunciou que o pouso em Guarulhos FORA autorizado. | Quais palavras elencadas a seguir substituem correta e respectivamente as que estão destacadas em caixa alta nos trechos acima?
1 point
Clear selection
18. [PORTUGUÊS] L.J.C. | Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar:
1 point
Captionless Image
Clear selection
BIOLOGIA
19. [BIOLOGIA] (PUC/PR 2007) Associe o tipo de tecido animal à sua correlação: 1. Tecido ósseo compacto; 2. Tecido ósseo esponjoso; 3. Cartilagem hialina; 4. Cartilagem elástica; 5. Cartilagem fibrosa. | ( ) ocorre nos pontos entre as vértebras. | ( ) é formado por fosfato de cálcio e colágeno. | ( ) ocorre na epiglote e pavilhão auditivo. | ( ) é formado por fibras reticulares. | ( ) constitui o primeiro esqueleto fetal. | Assinale a sequência correta:
1 point
Clear selection
20. [BIOLOGIA] O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pelo peristaltismo do sistema digestório.
1 point
Clear selection
21. [BIOLOGIA] O tecido epitelial tem como função fazer o revestimento de todos os órgãos do corpo. Neste sentido, pode-se afirmar que:
1 point
Clear selection
22. [BIOLOGIA] Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta:
1 point
Clear selection
23. [BIOLOGIA] Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?
1 point
Clear selection
24. [BIOLOGIA] Sabemos que a raiz é um importante órgão vegetal que realiza as mais diversas funções. Analise as afirmações abaixo e marque a alternativa incorreta a respeito desse órgão:
1 point
Clear selection
25. [BIOLOGIA] O caule é a parte do vegetal responsável, principalmente, pela sustentação. Existe, no entanto, caules adaptados a outras funções, como o armazenamento de substâncias nutritivas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome de um tipo de caule rico em substâncias de reserva.
1 point
Clear selection
26. [BIOLOGIA] (ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. | Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:
1 point
Clear selection
27. [BIOLOGIA] (Vunesp 2002) Analise a genealogia, que apresenta indivíduos afetados por uma doença recessiva e indivíduos normais. | Quais os indivíduos representados na genealogia que são obrigatoriamente heterozigotos?
1 point
Captionless Image
Clear selection
FÍSICA
28. [FÍSICA] Observando o movimento de um carrossel no parque de diversões, conclui-se que seu movimento é do tipo circular uniforme. Assinale a alternativa correta em relação ao movimento.
1 point
Clear selection
29. [FÍSICA] Nos quadrinhos abaixo, Garfield enunciou parte da 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia). | Complementando tal lei, outro caso de equilíbrio é o _______________ no qual a força resultante que atua sobre o corpo também é ______________. | Escolha a alternativa que melhor completa os espaços deixados no texto acima:
1 point
Captionless Image
Clear selection
30. [FÍSICA] Certas cargas transportadas por caminhões devem ser muito bem amarradas na carroceria, para evitar acidentes ou, mesmo, para proteger a vida do motorista, quando precisar frear bruscamente o seu veículo. Esta precaução pode ser explicada pela:
1 point
Clear selection
31. [FÍSICA] (Eear) A figura a seguir mostra a curva de aquecimento de uma amostra de 200g de uma substância hipotética, inicialmente a 15ºC, no estado sólido, em função da quantidade de calor que esta recebe. | Determine o valor aproximado do calor latente de vaporização da substância, em cal/g.
1 point
Captionless Image
Clear selection
32. [FÍSICA] (Uel) Numa sala com temperatura de 18ºC, estão dispostos um objeto metálico e outro plástico, ambos com a mesma temperatura desse ambiente. Um indivíduo com temperatura corporal média de 36ºC segura esses objetos, um em cada mão, simultaneamente. Neste caso, é correto afirmar que há rápida transferência de calor:
1 point
Clear selection
1 point
Captionless Image
Clear selection
34. [FÍSICA] (UPF) Muitos instrumentos se utilizam de lentes esféricas delgadas para seu funcionamento. Tais lentes podem ser do tipo convergente ou divergente e formam imagens com características específicas. | Sobre as imagens formadas por essas lentes, é correto afirmar que:
1 point
Clear selection
1 point
Captionless Image
Clear selection
36. [FÍSICA] Assinale o par de gráficos que representem em equilíbrio eletrostático V = f(d) e E = F’(d) para uma esfera positivamente eletrizada, onde d é medido a partir do centro da esfera.
1 point
Captionless Image
Clear selection
GEOGRAFIA
37. [GEOGRAFIA] A partir do mapa com a representação dos limites entre as placas tectônicas apresentado abaixo. Podemos afirmar que:
1 point
Captionless Image
Clear selection
38. [GEOGRAFIA] A figura abaixo destaca alguns pontos do relevo do continente americano. As afirmações a seguir correspondem a algumas regiões assinaladas no mapa. | I - Área correspondente a dobramentos modernos que se originaram do encontro de uma placa continental com a placa de Nazca. | II – Áreas formadas pela provável aproximação e colisão dos continentes primordiais que originaram a Pangeia. O demorado trabalho das forças erosivas rebaixou e esculpiu os antigos dobramentos. | III - Área de extenso derramamento vulcânico, ocorrido durante a época Mesozoica e associado às intensas perturbações tectônicas oriundas da fragmentação da Gondwana, que recobre cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. | As afirmações I, II e III correspondem, respectivamente, às regiões:
1 point
Captionless Image
Clear selection
39. [GEOGRAFIA] O processo de desagregação de rochas, seja ele químico, físico ou biológico, é conhecido como intemperismo. A formação de cavernas de calcário é considerada um exemplo de:
1 point
Clear selection
40. [GEOGRAFIA] De acordo com seu conhecimento em Pedologia assinale a alternativa INCORRETA:
1 point
Clear selection
41. [GEOGRAFIA] Observe a figura abaixo. No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
1 point
Captionless Image
Clear selection
42. [GEOGRAFIA] "Nesse domínio predominam os planaltos antigos, intensamente desgastados e aplainados por processos erosivos, que o caracterizam como um dos domínios brasileiros de formação mais antiga, tanto do ponto de vista geomorfológico quanto biológico. Nele predominam os solos bem desenvolvidos com grau elevado de acidez, que exigem a adoção de métodos corretivos como a calagem para viabilizar a produção agrícola […]”. (Adaptado de: JOIA, A. L., GOETTEMS, A A. Geografia: leituras e interação. Volume 01. 1º ed. São Paulo: Leya, 2013. p.223). | O domínio morfoclimático brasileiro descrito pelo trecho acima é o:
1 point
Clear selection
43. [GEOGRAFIA] Devido à relativa escassez de chuvas, o domínio em que quase todas as espécies são decíduas apresentam folhas de tamanho reduzido, e os solos são pouco profundos em virtude do baixo nível de decomposição química das rochas é o do (a):
1 point
Clear selection
44. [GEOGRAFIA] A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:
1 point
Clear selection
45. [GEOGRAFIA] A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
1 point
Clear selection
HISTÓRIA
46. [HISTÓRIA] Em relação ao Segundo Reinado e à economia cafeeira, é INCORRETO afirmar que:
1 point
Clear selection
47. [HISTÓRIA] A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que: I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”. | II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional. | III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso. | IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”. | Assinale a alternativa CORRETA:
1 point
Clear selection
48. [HISTÓRIA] No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o “Bill Aberdeen”. Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a “Lei Eusébio de Queirós” tratando:
1 point
Clear selection
49. [HISTÓRIA] A resistência à escravidão no Brasil da década de 1880 ocorreu por diversas estratégias e espalhou-se por diferentes classes do país. Entre as estratégias utilizadas na luta pela abolição da escravatura, NÃO está correta:
1 point
Clear selection
50. [HISTÓRIA] A Peste Negra, ou Morte Negra, era assim chamada porque no seu desenvolvimento provocava hemorragias subcutâneas, que assumiam uma coloração escura no momento terminal da doença. A morte dava-se entre três e sete dias, depois de contraída a patologia, e levava de 75 a 100% dos acometidos. O agente causador da peste era transmitido pelo rato, por meio das pulgas e sua penetração na pele humana causava uma adenite aguda, que recebia o nome de “bubão”, principal sintoma da doença. Daí também o nome de peste bubônica. (SIMONI, K. De peste e literatura: imagens do Decameron de Giovanni Boccaccio. Anuário de Literatura Umbral. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/ article/viewFile/5447/4882. Acesso em: 27 jun. 2017.) | A Peste Negra, que atingiu a Europa no séc. XIV, espalhou o pânico e transformou a maneira como se concebia a morte. A Dança Macabra, expressão artística surgida nesse período, representava temas fúnebres e sombrios, como a decrepitude dos corpos já em forma cadavérica ou esquelética. Ao chamar a atenção para a fragilidade e a finitude da vida, sugeria que todos, independentemente de sua posição social, haviam de compartilhar o mesmo destino. Com base na figura abaixo, nos textos e nos conhecimentos sobre a Baixa Idade Média, assinale a alternativa CORRETA:
1 point
Captionless Image
Clear selection
51. [HISTÓRIA] "A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz". (ALDALBERON DE LAON, In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981). | A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:
1 point
Clear selection
52. [HISTÓRIA] "O conflito entre o tempo da igreja e o tempo dos mercadores afirma-se pois, em plena Idade Média, como um dos acontecimentos maiores da história mental destes séculos, durante os quais se elabora a ideologia do mundo moderno, sob a pressão da alteração das estruturas e das práticas econômicas". (Jacques Le Goff - Para um novo conceito de Idade Média). | Dentre as diferenças de concepções mentais entre burgueses e clérigos durante a Idade Média, podemos destacar que:
1 point
Clear selection
53. [HISTÓRIA] A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano:
1 point
Captionless Image
Clear selection
54. [HISTÓRIA] Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos. Tal situação deve ser entendida como:
1 point
Clear selection
QUÍMICA
[QUÍMICA] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
55. [QUÍMICA] (UFPR 2017 - adaptado) Acerca das informações químicas do elemento sódio que podem ser extraídas do texto “Na onda do sódio”, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
1 point
Captionless Image
Clear selection
56. [QUÍMICA] (ENEM 2018) "Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois". (KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011) | A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a:
1 point
Clear selection
57. [QUÍMICA] (Unicid-SP) Um químico possui uma amostra de cobre (MA = 64 g/mol). Qual a massa, em gramas, dessa amostra, sabendo-se que ela é constituída por 3 . 10²³ átomos, é? (Dado: Número de Avogadro = 6,0 . 10²³).
1 point
Clear selection
58. [QUÍMICA] Dois moL de etano (C2H6), possui 60 g, logo podemos afirmar que a massa de 1 mol de etano possui massa igual a? Dado: Ma (g/mol: H = 1, C = 12).
1 point
Clear selection
59. [QUÍMICA] (Acafe-SC) Para o composto cujo nome IUPAC é 1,3-dietil-ciclobutano, a alternativa FALSA é:
1 point
Clear selection
60. [QUÍMICA] (PUC Camp-SP) “O nome oficial da glicerina, representada na figura a seguir, é X , tratando-se de um Y “. Completa-se corretamente a afirmação anterior quando X e Y são substituídos, respectivamente, por:
1 point
Captionless Image
Clear selection
61. [QUÍMICA] Analise o diagrama de entalpia da reação de formação da água líquida a seguir e assinale a afirmativa FALSA:
1 point
Captionless Image
Clear selection
62. [QUÍMICA] (UEL) A respiração celular é um processo vital e ocorre por meio de reações químicas. Um exemplo pode ser a conversão da glicose em ácido pirúvico por meio da reação abaixo. | Pode-se então afirmar que, na formação do ácido pirúvico a partir de 1 mol de glicose, há:
1 point
Captionless Image
Clear selection
63. [QUÍMICA] Assinale a alternativa que apresenta o valor mais próximo da quantidade de calor liberado na combustão completa de 1 mol de etanol (C2H5OH), em kJ/mol. Dados:
1 point
Captionless Image
Clear selection
MATEMÁTICA
64. [MATEMÁTICA] O gráfico a seguir é de uma função polinomial do 1º grau e descreve a velocidade (v) de um móvel em função do tempo (t). Assim, no instante t = 10 horas o móvel está a uma velocidade de 55 km/h, por exemplo. Sabe-se que é possível determinar a distância que o móvel percorre calculando a área limitada entre o eixo horizontal t e a semirreta que representa a velocidade em função do tempo. Desta forma, a área hachurada no gráfico fornece a distância, em km, percorrida pelo móvel do instante a horas. É correto afirmar que a distância percorrida pelo móvel, em km, do instante 3 a 9 horas é de:
1 point
Captionless Image
Clear selection
65. [MATEMÁTICA] Em um mês, uma loja de eletrônicos começa a obter lucro já na primeira semana. O gráfico representa o lucro (L) dessa loja desde o início do mês até o dia 20. Mas esse comportamento se estende até o último dia, o dia 30. A representação algébrica do lucro (L) em função do tempo (t) é:
1 point
Captionless Image
Clear selection
66. [MATEMÁTICA]:
1 point
Captionless Image
Clear selection
67. [MATEMÁTICA] (FATEC-SP) De uma caixa com 50 cartões numerados de 1 a 50, sorteia-se aleatoriamente um cartão. A probabilidade de que o número sorteado seja divisor de 30 é um valor:
1 point
Clear selection
[MATEMÁTICA] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
68. [MATEMÁTICA] (UNESP) Sabendo que, uma vez adquirido o vírus de qualquer uma dessas sete doenças citadas no texto, as células de memória produzidas pelo sistema imune impedem que a doença seja adquirida novamente, resolva a situação a seguir: Uma pessoa contraiu febre amarela, tratou-se e, algum tempo depois, contraiu dengue tipo 2. Supondo que essa pessoa resida em uma cidade onde circulam com a mesma prevalência os vírus causadores de todas essas doenças, e que essa pessoa venha a adquirir duas delas, a probabilidade de que essas doenças sejam dengue e chikungunya, nessa ordem, é:
1 point
Clear selection
69. [MATEMÁTICA] Na figura a abaixo tem-se representado um Iosango, cuja diagonal AC mede 4 cm. A medida do lado desse Iosango, em centímetros, é?
1 point
Captionless Image
Clear selection
70. [MATEMÁTICA] Um trapézio retângulo tem bases iguais a 10 cm e 4 cm e uma altura igual a 8 cm. O perímetro desse trapézio é?
1 point
Clear selection
71. [MATEMÁTICA] Algumas pesquisas apontam que o pensamento geométrico se desenvolve segundo níveis de raciocínio. Num nível mais elaborado, as figuras são entendidas possuindo partes que se relacionam. Por exemplo, no contexto de quadriláteros, temos nesse nível as seguinte definições: Quadrado é um quadrilátero com quatro ângulos internos com a mesma medida e quatro lados com mesma medida. Retângulo é um quadrilátero que possui quatro ângulos internos com a mesma medida. Losango é um quadrilátero com quatro lados com a mesma medida. Paralelogramo é um quadrilátero com lados opostos paralelos. | De acordo com essas definições, é correto afirmar que:
1 point
Clear selection
72. [MATEMÁTICA] Qual o tamanho do arco em radianos percorrido pelo ponteiro dos minutos de um relógio em 40 minutos?
1 point
Clear selection
SOCIOLOGIA
73. [SOCIOLOGIA] A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa INCORRETA:
1 point
Clear selection
74. [SOCIOLOGIA] As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
1 point