A presença e os desafios de permanência dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Computação da UFBA
Termo de consentimento livre e esclarecido
1. O/A senhor(a) está sendo convidada(o) a participar voluntariamente de uma pesquisa-piloto sobre “A presença e os desafios de permanência dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Computação da UFBA”. Essa pesquisa foi contemplada no Edital SANKOFA da PROAE/UFBA.
2. Sua participação não é obrigatória.
3. A qualquer momento você pode desistir de participar e retirar seu consentimento.
4. Sua recusa não trará nenhum prejuízo em sua relação com o pesquisador ou com a instituição.
5. Esta pesquisa tem por objetivo identificar, em um estudo piloto, a presença e os desafios de permanência de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Computação da UFBA.
6. Sua participação nesta pesquisa consistirá em responder um questionário com questões objetivas e discursivas (não obrigatórias).
7. Sua identificação é opcional, ou seja, você não precisa informar nome, telefone ou e-mail caso assim deseje.
8. A aplicação da pesquisa está sendo realizada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital da Universidade Federal da Bahia.
9. Os benefícios relacionados à sua participação estão apenas em contribuir com a pesquisa. Será permitido acesso aos resultados desta pesquisa por meio de artigos científicos e/ou relatórios técnicos. Caso deseje, você poderá receber cópia digital do relatório final de pesquisa quando disponível (ou informação sobre sua disponibilidade online).
10. As informações pessoais obtidas através desta pesquisa serão confidenciais e não serão distribuídas ou divulgadas pelos membros da equipe de pesquisa.
11. Os dados coletados nesta pesquisa não serão divulgados de forma a possibilitar sua identificação.
12. Ao continuar respondendo este questionário, o/a senhor(a) concorda com as informações aqui descritas, porém a qualquer momento o/a senhor(a) poderá interromper a pesquisa sem ônus algum.
13. Por gentileza, responda esta pesquisa apenas se o/a senhor(a) está matriculado em um dos cursos de graduação em Computação da UFBA (Bach. em Ciência da Computação, Bach. em Engenharia da Computação, Bach. em Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação) ou pós-graduação em Computação da UFBA (Mestrado em Ciência da Computação/Mecatrônica ou Doutorado em Ciência da Computação/Mecatrônica).
14. Este questionário é formado majoritariamente por questões objetivas; nenhuma questão discursiva é de resposta obrigatória.
15. Este questionário utiliza o pacote de aplicativo Google Docs, portanto a coleta e o uso de informações do Google estão sujeitos à Política de privacidade do Google (https://www.google.co.uk/policies/privacy/).
16. Abaixo seguem os dados de contato do grupo responsável por esta pesquisa, com o qual você pode tirar suas dúvidas sobre sua participação.

Pesquisador-responsável: Prof. Dr. Ecivaldo Matos - ondadigital@ufba.br

Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Instituto de Matemática e Estatística - Departamento de Ciência da Computação - Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital
Av. Adhemar de Barros, s/n, sala 280, Ondina, 40170-110, Salvador – BA, Tel.: (71) 3283-6266/6293

Esta pesquisa tem apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), por meio do edital SANKOFA.

Salvador, 10 de Novembro de 2017.

Declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios de minha participação na pesquisa. *
Para prosseguir na pesquisa, por favor, concorde com os termos.
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms