Teste Literatura para CSTAPM 2023

No último edital para CSTAPM foi solicitado conhecimentos das seguintes obras:

Camões – Poesia Épica: episódios de Inês de Castro (III, 118-135) e do Velho do Rastelo (IV, 90-104), de Os Lusíadas;

José de Alencar – O Guarani;

Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos;

Eça de Queirós – A Ilustre Casa de Ramires;

Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas;

Mário de Andrade – Macunaíma;

Carlos Drummond de Andrade – Alguma Poesia;

Graciliano Ramos – Vidas Secas;

João Guimarães Rosa – Primeiras Estórias;

João Cabral de Melo Neto – Morte e Vida Severina.

Este teste apresentará questões relacionadas às obras citadas buscando aferir os conhecimentos que podem ser cobrados na próxima prova.

https://www.personacursos.com.br/pm/literatura/

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Assinale a alternativa correta a respeito de PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de Guimarães Rosa. 
*
1 point

"[...] Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.

[...]”

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é o romance com o qual Machado de Assis inaugura o Realismo no Brasil, cujo narrador protagonista conta as suas memórias depois de morto, sendo também o responsável pela caracterização das demais personagens.

As narrativas machadianas fazem, com frequência, um jogo temporal, oscilando as ações entre o cronológico e o psicológico.

Considerando o texto base, é correto afirmar que o fragmento apresenta:

*
1 point
Ao fazer sua personagem central, Gonçalo Mendes Ramíres, e escrever a novela de seus ancestrais, no romance “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça de Queirós estabelece um paralelo entre a antiga nobreza portuguesa e seus atuais descendentes, em que sobressai o sentido de:
*
1 point

Leia o trecho de A ilustre casa de Ramires, de Eça de Queirós, para responder à questão.

A livraria, clara e larga, respirava para o pomar por duas janelas, uma de peitoril e poiais de pedra almofadados de veludo, outra mais rasgada, de varanda, frescamente perfumada pela madressilva que se enroscava nas grades. Diante dessa varanda, na claridade forte, pousava a mesa – mesa imensa de pés torneados, coberta com uma colcha desbotada de damasco vermelho, e atravancada nessa tarde pelos rijos volumes da História genealógica, todo o Vocabulário de Bluteau, tomos soltos do Panorama, e ao canto, em pilha, as obras de Walter Scott sustentando um copo cheio de cravos amarelos. E daí, da sua cadeira de couro, Gonçalo Mendes Ramires, pensativo diante das tiras de papel almaço, roçando pela testa a rama de pena de pato, avistava sempre a inspiradora da sua Novela – a Torre, a antiquíssima Torre.

(Eça de Queirós. A ilustre casa de Ramires. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000142.pdf. Adaptado)

Assim como Machado de Assis, Eça de Queirós é um escritor que procura apresentar, em sua obra, uma descrição

*
1 point

Teu romantismo bebo, ó minha lua,

A teus raios divinos me abandono,

Torno-me vaporoso ... e só de ver-te

Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)

Nesse excerto, o eu lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu lírico manifesta a:

*
1 point

 Anedota Búlgara

Era uma vez um czar naturalista

Que caçava homens.

Quando lhe disseram que também se

[Caçam borboletas e andorinhas,

Ficou muito espantado

E achou uma barbaridade.

Carlos Drummond de Andrade, “Alguma poesia”

Quanto aos recursos de estilo tipicamente modernista presentes no poema, assinale V, para as proposições verdadeira e F, para as a falsas.

( ) O poema é composto em versos chamados “livres”, pois não obedecem às convenções da métrica tradicional, isossilábica.

( ) No poema, há o registro de linguagem coloquial, característico das narrativas orais.

( ) O humor, no poema (outro ingrediente de predileção modernista), é essencial ao efeito crítico que compromete a sua estrutura poética.

( ) No poema, percebe-se uma fina ironia sobretudo nos versos “ficou muito espantado/ e achou uma barbaridade”

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

*
1 point
O conto cômico de Primeiras Estórias, em que Guimarães Rosa tematiza a importância da linguagem, seu conhecimento, mostrando um médico narrador da história que recebe a visita de quatro cavaleiros rudes do sertão, é 
*
1 point

A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _________________, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _________________.

Mantida a sequência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por:

*
1 point
Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião. ............ desejva; .......... amava; ........... adorava. (* organizações = personalidades) 
(José de Alencar, O Guarani) 
Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de 
*
1 point

Brás Cubas busca articular a política de domínio paternalista, sob fogo cerrado nos anos 1870, com aspectos da onda de ideias cientificistas europeias do tempo – especialmente no que tange ao darwinismo social como forma de explicar a origem e a reprodução das desigualdades sociais.

(CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis Historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 96)

Quanto ao ponto de vista da narração, atribuída a um “defunto autor”, o romance Memórias póstumas de Brás Cubas constitui um relato

*
1 point

Um escritor classificou Vidas secas como “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequências parcialmente truncadas.

Essas características da composição do livro:

*
1 point

Chega!

Meus olhos brasileiros se fecham saudosos.

Minha boca procura a "Canção do Exílio".

Como era mesmo a "Canção do Exílio"?

Eu tão esquecido de minha terra...

Ai terra que tem palmeiras

Onde canta o sabiá!

(Carlos Drummond de Andrade, "Europa, França e Bahia", ALGUMA POESIA)

Neste excerto, a citação e a presença de trechos.............. constituem um caso de..............

Os espaços pontilhados da frase acima deverão ser preenchidos, respectivamente, com o que está em:

*
1 point
Sobre a obra Vidas Secas, é correto afirmar que:
*
1 point
Em O Guarani, o autor procura valorizar as origens do povo brasileiro e transformar certos personagens em heróis, com traços do caráter do “bom selvagem”: pureza, valentia e brio. Essa tendência é típica do: 
*
1 point
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google.