VIII Festival internacional de Guitarra de Leiria
Orfeão de Leiria Conservatório de Artes
30 de Junho a 9 de Julho de 2017 (inscrições até 16 de Junho)
Nome:
Your answer
Idade:
Your answer
NIF:
Your answer
Morada:
Your answer
Código Postal e Localidade:
Your answer
Número de telefone de contacto:
Your answer
E-mail:
Your answer
Escola ou Conservatório de Musica que Frequenta:
Your answer
Habilitações Musicais:
Há quanto tempo estuda música e qual foi o seu percurso musical.
Your answer
Quer participar no Estágio de Orquestra de Guitarras?
Quer participar na Master Classe de Guitarra?
Se participar na Master Classe indique o repertório:
Your answer
Quer participar no Concurso Nacional de Guitarra?
Se participar participa no Concurso Nacional de Guitarra indique o escalão:
Your answer
Se participa no Concurso Nacional de Guitarra indique o repertório
Your answer
Concurso Internacional de Guitarra
Se participa no Concurso Internacional de Guitarra indique o repertório
Your answer
NOTAS:
A inscrição será considerada válida quando:
-Forem entregues os seguintes elementos nos serviços administrativos do OLCA ou enviados para o e-mail: geral@orfeaodeleiria.com
- Valor de Inscrição pago no ato de inscrição
- partituras do programa a executar ( apenas para o Concurso Nacional e Internacional) em papel ou via e-mail para geral@orfeaodeleiria.com
- fotocópia do cartão de cidadão (apenas para o Concurso Nacional e Internacional)
- declaração do nível frequentado emitida pela escola onde estuda (apenas para o Concurso Nacional e Internacional)
INFORMAÇÕES:
VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA DE LEIRIA
Orfeão de Leiria Conservatório de Artes
30 junho a 9 julho 2017

VII Estágio de Orquestra e de Ensembles de Guitarra
30 junho a 1 julho
José Mesquita Lopes
Ilda Coelho
Marco Ferreira
José Henrique de Campos
Tiago Ferreira


XII Master Classe de Guitarra
5 a 7 julho
Bogdan Mihailescu, Roménia
José Mesquita Lopes
Ilda Coelho
VIII Concurso Nacional de Guitarra
8 e 9 julho

XII Concurso Internacional de Guitarra
8 julho

Direção Artística:
José Mesquita Lopes

XII MASTER CLASSE DE GUITARRA
Destina-se a alunos de todos os níveis com o mínimo de um ano de estudo do instrumento. Os alunos terão aulas com os três professores. Os aspetos principais a abordar nas aulas serão interpretação, análise, digitação, técnica, som, postura e relaxamento.
A master classe terá início no dia 5 de julho, pelas 10h00, e todos os inscritos deverão estar presentes. O número máximo de participantes é de 25 alunos.
PROFESSORES:
Bogdan Mihailescu, Roménia
Com 25 anos, Bogdan Mihailescu já foi convidado para atuar em numerosos festivais no mundo inteiro, como França, Itália, Roménia, Espanha, Portugal, Finlândia, Austrália, Brasil, Argentona e no México, onde deu recitais, concertos e masterclasses.
Nascido em Bucareste na Roménia, Bogdan Mihailescu começou a estudar guitarra aos 10 anos. Aos 17 anos tocou o Concerto em Dó Maior de António Vivaldi com a Orquestra Nacional da Rádio de Bucareste, na sala de concerto “Mihail Jora”.Depois de ter terminado os seus estudos no Conservatório “George Enescu” na classe de Liviu Georgescu, Bogdan foi para Paris para estudar com Judicael Perroy no Conservatoire d’Aulnay sous Bois.
Em 2011, recebeu a melhor nota/distinção no concurso de entrada para o Conservatoire National Supérieur de Paris, onde estudou com Olivier Chassin et Laurent Blanquart. Ao mesmo tempo vai recebendo conselhos de Judicael Perroy.Foi premiado nos seguintes concursos internacionais:
- 1º prémio, Concurso Internacional “José Tomás”, Espanha; 1º prémio e prémio do público no Concurso Internacional de Adelaide, na Austrália; 1º prémio no Concurso Internacional “Terra Siculorum”, na Roménia; 1º prémio no Concurso Internacional de Sinaia, na Roménia; 1º prémio no Concurso Internacional de Iasi, na Roménia; 2º prémio no Concurso Internacional “Spring Music” (Viseu), Portugal; 3º prémio no Concurso Internacional “Andrés Segóvia”, Alemanha.
Inspirado por outros instrumentos transcreveu obras como o Nocturno op.9 nº2 de Chopin e os três andamentos do Concerto Italiano (cravo) de J. S. Bach.
Bogdan é um guitarrista patrocionado pelas cordas Savarez e toca uma guitarra uma guitarra de Jim Redgate.
José Mesquita Lopes
Profissionalizado pela ESML, com o Curso Superior de Guitarra da AAM Lisboa, Licenciado em Composição pela ESML e Doutorado pela UA, José Mesquita Lopes, foi premiado em vários concursos nacionais e internacionais de guitarra e composição. José Mesquita actuou nos mais importantes festivais e salas do país e, também, em Espanha. As suas obras estão a ser editadas na AVA Editions e no CIMP (on line) e também em editoras estrangeiras. Gravou vários CDs e Vídeos com obras suas e de outros compositores. Possui, também, uma vasta experiência como docente (da Iniciação ao Mestrado, tendo cerca de duas dezenas de alunos premiados em concursos nacionais e internacionais) e maestro. Orientador e júri de várias teses de mestrado e doutoramento e em concursos de guitarra. Atualmente é professor no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música D. Dinis de Odivelas.
Ilda Coelho
Licenciada pelo Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha) e Mestre em Ensino de Guitarra, Ilda Coelho é docente no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Apresenta-se em concerto regularmente com diversas formações. Foi júri convidado em concursos nacionais e internacionais de guitarra e orientou diversas masterclasses. Os seus alunos são frequentemente laureados em concursos nacionais e internacionais
VII ESTÁGIO DE ORQUESTRA DE GUITARRA
No trabalho orquestral, aspetos como a coordenação e a audição global, a experiência de ser dirigido, a sincronização, etc., requerem uma postura diferente daquela que um solista ou um pequeno grupo de câmara costumam ter. Irá ser formado pelo menos um Ensemble/Orquestra dirigido por José Mesquita Lopes (outro poderá eventualmente ser formado, dependendo do número de alunos inscritos) que será coadjuvado por vários professores nos ensaios de naipes. As obras serão tocadas em concerto no dia 1 de Julho e, uma delas, será interpretada em conjunto com os Ensembles que participarão no VII Encontro Nacional de Orquestras de Guitarra. Cada participante deverá levar o seu próprio apoio de pé e deverá comparecer no local de ensaio, quinze minutos antes do início do mesmo, para a preparação necessária. As partituras poderão ser solicitadas ao Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Todos os participantes deverão estar presentes no OLCA no dia 30 de Junho pelas 9h30m.
VII ENCONTRO DE ENSEMBLES DE GUITARRA (1 JULHO)
Este Festival pretende ser um bom local para que vários Ensembles, de todos os níveis de idade, de maior ou menor maturidade guitarrística/concertística se encontrem, troquem ideias, assistam aos ensaios de outros grupos tenham conhecimento de novo material didáctico, reforçem laços de amizade e de motivação ao partilhar as suas ideias e conhecimentos. No final do dia haverá um concerto com os grupos envolvidos, conjuntamente com os alunos participantes no VII Estágio de Orquestra e de Ensembles de Guitarra.
Dia 1 de Julho: Encontro – Ensaio 16h30m//Concerto 19h
As inscrições deverão ser feitas através do e-mail: geral@orfeaodeleiria.com
Os primeiros grupos a inscreverem-se terão prioridade. Todos os guitarristas deverão trazer o seu apoio de pé e respeitar os horários de ensaio combinados.
VIII CONCURSO NACIONAL DE GUITARRA DE LEIRIA
- As provas terão início às 10h de dia 8 e de dia 9 de Julho, e decorrerão do Escalão A ao Escalão D, por ordem alfabética. Nos dias 8 e 9 apenas terão lugar alguns escalões que serão anunciados até dia 3 de Julho. O Concurso é aberto ao público.
- Podem participar todos os alunos inscritos em escolas nacionais em regime oficializado (Conservatórios, Academias e Escolas Profissionais) e que cumpram o limite de idade mencionado, até 31 de Dezembro de 2016.
- O júri será constituído pelo presidente José Mesquita Lopes e por José Henrique de Campos (Brasil) Marco Ferreira, Ilda Coelho e Sónia Leitão e Tiago Ferreira.
- O tempo limite de duração da prova deverá ser respeitado, podendo haver lugar a eliminação.
- O repertório é livre em todos os escalões, devendo as obras ser contrastantes (estilo, épocas, etc.)
- As obras poderão ser apresentadas de cor ou com partitura, sendo que será mais valorizada a interpretação, mas também a memorização.
- Os programas a apresentar não deverão ser alterados depois de entregues, a não ser por alguma razão de força maior que será apreciada e decidida pela organização.
- Os participantes receberão a confirmação da inscrição por correio electrónico. As informações sobre dia e hora das suas provas serão enviadas até ao dia 3 de Julho.
- Todos os escalões terão 1º, 2º e 3º prémios. Poderá haver atribuições de menções honrosas. O Júri poderá decidir não atribuir alguns dos prémios caso considere não existir um nível adequado.
- Em geral os prémios serão constituídos por um diploma e material de índole pedagógica.
- O 1º prémio do escalão D será uma bolsa para participar, como aluno ativo do nível médio, com dois professores, no Festival Internacional de Guitarra de Petrer (Espanha) e com direito a assistir a todas as atividades. O alojamento e a alimentação estão incluídos na bolsa.
- A decisão do júri será soberana e dela não poderá haver recurso.
- Os premiados serão anunciados pouco depois da atuação do último concorrente.
- Será facultado um certificado de participação a quem o solicitar.
- A organização poderá efetuar registos fotográficos, áudio ou vídeo das provas dos concorrentes para fins de divulgação, não podendo ser exigida por parte dos participantes qualquer compensação monetária.
- Todos os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pelo júri.

Escalão A – Até aos 10 anos
Prova única. Duas ou mais obras. Tempo limite 4 minutos.
Escalão B – Até aos 12 anos
Prova única. Duas ou mais obras. Tempo limite 7 minutos.
Escalão C – Até aos 15 anos
Prova única. Duas ou mais obras. Tempo limite 10 minutos.
Escalão D – Até aos 18 anos
Prova única. Duas ou mais obras. Tempo limite 15 minutos.

XII CONCURSO INTERNACIONAL DE GUITARRA
- O concurso destina-se aos alunos de guitarra que tenham frequentado, no mínimo, o 7º grau ou o 2º ano do curso profissional neste ano letivo.
- Na prova única, com início ás 15h, os participantes deverão apresentar 2 a 3 obras (ou andamentos) de épocas e estilos contrastantes, mais a peça obrigatória ‘5. ...quase una passacaglia (das Seis Peças para Guitarra) de Sérgio Azevedo – Ava Musical Editions (www.editions-ava.com). A duração total da prova deve se situar entre os 15 e os 20 minutos.
- O júri será constituído pelo presidente José Mesquita Lopes, Bogdan Mihailescu, Ilda Coelho, Mário Teixeira e convidado.
- A decisão do júri é soberana e sem qualquer possibilidade de recurso.
- O 1º prémio será uma bolsa para participar, como aluno ativo do nível superior, com dois professores, no Festival Internacional de Guitarra de Petrer (Espanha) e com direito a assistir a todas as atividades. O alojamento e a alimentação estão incluídos na bolsa.
- O 2º Prémio – Prémio Ava Musical Editions
- O 3º Prémio – Diploma + Partitura + Troféu
- Prémio para a melhor interpretação da música portuguesa obrigatória – Diploma + Troféu
CONCERTOS
Quarteto de Guitarras Parnaso
35º Festival Música em leiria
30 junho, 21h30 - Teatro Stephens - Marinha Grande

Concerto Final VII Estágio de Orquestra e de Ensembles de Guitarras
1 julho, 19h00 – Auditório José Neto ( Orfeão de Leiria)

Bogdan Mihailescu, Bulgária
4 julho, 21h30 – Museu de Leiria, Sala do Capítulo

Concerto “ A dança colorida da Guitarra”
Música, Dança e projeção de Imagem
Tiago Ferreira, Guitarra
5julho, 21h30 – Auditório 2 – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Leiria

Concerto Final do Festival
7 julho, 21h00 – Centro Cívico de Leiria

ORGANIZAÇÃO:
APOIOS:
Preçário

- Estágio Orquestra de Guitarras > 15€ | 20€*
- Master Classe de Guitarra - participante > 85€ | 95€*
( inclui inscrição no Concurso Internacional para os interessados)

- Pack Inscrição Estágio Orquestra de Guitarra e Master Classe > 95€ | 100*
( inclui inscrição no Concurso Internacional para os interessados)

- Master Classe de Guitarra – ouvinte > 30€ | 35€*
- Concurso Nacional > 30€ | 35€*
- Concurso Internacional > 45€ | 50€*
( inclui inscrição como ouvinte no Concurso Nacional para os interessados)
*valor da inscrição após data limite

SUGESTÕES DE ALOJAMENTO

Casulo Tel: +351 244 882 330 Avenida General Humberto Delgado, 215 – Leiria Tel.: +351 917 661 744
www.casulo.pt | geral@casulo.pt
Apartamento Single 25 euro
Apartamento Duplo 27 euro
Pequeno-almoço não incluído

Hotel D. Dinis Tel: +351 244 815 342
Travessa de Tomar, 2 – Leiria Tel.: +351 918 468 493
www.hotelddinis.pt | info@hotelddinis.pt
Quarto Single 29 euro
Quarto Duplo 40 euro
Quarto Triplo 51 euro
Inclui pequeno-almoço

Hotel Leiria Classic Tel: +351 244 812 802
Rua Dr. Correia Mateus, 30 – Leiria
www.hotelleiriaclassic.pt | geral@gmail.com
Quarto Single 29,50 euro
Quarto Duplo 41,50 euro
Quarto Triplo 52,50 euro
Inclui pequeno-almoço

Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms