25-26 / Janeiro – Produção de Bambus em Sistemas Agroflorestais
A Ebiobambu realiza pela primeira vez um curso focado no plantio de diversas espécies em bambu em sistemas agroflorestais, iniciando um experimento em nossa escola com o propósito de cultivar florestas biodiversas e que produzam bambus de alta qualidade, com objetivo de obter colmos para construção e brotos de bambus.
Trabalhamos com todas as etapas da cadeia produtiva do bambu, desde a reprodução de mudas, manejo, beneficiamento, tratamento e construção, nosso objetivo também é garantir a produção dessa matéria prima em qualidade, diversidade e abundância.

Atualmente na Ebiobambu temos dois sistemas agroflorestais, um deles implantado outubro de 2017 e em expansão desde então, desenhado de maneira biodiversa com intuito de criar uma floresta produtiva com frutas, madeira, bambu e palmeiras. Em maio de 2019 iniciamos a recuperação de uma área que era destinada a pastagens há mais de 20 anos, com intenção de recuperar uma nascente e criar uma floresta produtiva em uma área antes esquecida.

Durante um final de semana os interessados em aprender sobre Sistemas Agroflorestais e produção de bambu vão ter a oportunidade de conhecer os sistemas existentes e criar uma nova área produtiva, conhecendo a função e as características de diversas espécies de bambus.

O curso contempla a teoria e a pratica dos SAF’s, o entendimento sobre os princípios da agrofloresta, o ciclo de vida, os estágios sucessionais e o entendimento sobre como o clima, altitude são importantes para o planejamento de um plantio, para dessa forma, juntos criar um sistema inteligente para nossa realidade local e empoderar os participantes a planejar suas próprias produções, sem receitas, mas a partir da compreensão.

A escolha do local, preparo do solo, uso de ferramentas e materiais, manejo dos sistemas e plantio e cobertura do solo e as estratégias usadas para garantir que a vida prospere em ambientes degradados serão o foco do nosso trabalho prático e teórico ao longo do final de semana.
Facilitadores
Celina Llerena
Arquiteta e fundadora da Ebiobambu é grande amante e colecionadora de bambus, tem na escola cerca de 50 espécies diferentes de bambus.

Camila Llerena
Engenheira Ambiental, filha da Celina, atua como Coordenadora de Projetos na escola e guardiã de nossos SAF's. Camila passou um ano viajando o Brasil trabalhando em fazendas em diferentes regiões, realidades, estágios sucessionais e diferentes objetivos, aprendendo com grandes referencias em nosso país, como Gudrun Gotsch, Mathilde Gotsch, Namastê Messerschmidt, entre outros.
Programação
24/ Janeiro (sexta-feira)
Chegada dos participantes a partir de 15h + Jantar

25 / Janeiro (sábado)
07:30 – Café da manhã da roça
08:30 – Roda de apresentação
09:15 – Tour pela Ebiobambu / Campo de Propagação de bambus
11:15 – Reconhecimento dos SAF's Existentes
12:30 – Almoço
14:00 – Materiais, ferramentas e seus usos
14:30 – Reconhecimento da área a ser trabalhada + Marcação das linhas
15:00 – Preparo do Solo + Roçada de brachiaria para cobertura dos canteiros
17:00 – Finalização do dia + Lanche
19:30 – Jantar
20:30 – Fogueira

26/ Janeiro (domingo)
07:30 – Café da manhã da roça
08:00 – Planejamento do plantio e reconhecimento das espécies + mudas, sementes, estacas, bulbos e rizomas
09:30 – Plantio
12:30 – Almoço
14:00 – Roda de perguntas e trocas de experiências
16:00 – Encerramento + Banho de rio + Lanche + Colheita de presente do SAF
Investimento
O investimento é de R$270 se realizado via transferência bancária OU pelo cartão de crédito via PagSeguro (até 12x no cartão de crédito acrescidos de juros da plataforma).
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy