Pesquisa com egressos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia
Esse é o formulário destinado aos egressos do Curso de Tecnologia em Radiologia do IFSC.

Prezados egressos do CST de Radiologia IFSC, convidamos você a participar da pesquisa que tem como objetivo geral “Analisar a formação acadêmica e a inserção profissional dos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis”.

Desde já, gostaríamos de agradecer sua colaboração. Será necessário disponibilizar alguns minutos para ler/aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Discentes: Martina Izabel Concatto e Pâmela Klaus Borges
Orientadora: Juliana dos Santos Muller
Coorientadora: Juliana Almeida Coelho Mello
Sign in to Google to save your progress. Learn more
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO - TCLE
Convidamos o (a) sr (a) para participar da pesquisa “FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA”, sob a responsabilidade dos pesquisadores coordenadores, professores MSc Juliana dos Santos Müller e Dr. Marcus Vinicius Linhares de Oliveira, a qual pretende a realização de uma pesquisa quali-quantitativa acerca da formação dos profissionais das técnicas radiológicas, acadêmicas e inserção no mercado de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas no Brasil.

O objetivo geral desta pesquisa é analisar à formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas em âmbito nacional. Sua participação é voluntária e se dará através do preenchimento de um instrumento de coleta de dados no formato de um questionário para avaliação acerca da sua formação acadêmica e afins.

Toda pesquisa científica com seres humanos possui riscos de gradações variadas. Nesta proposta de pesquisa o investigado poderá sentir-se constrangido e poderá refletir sobre sua jornada acadêmica, bem como da sua desenvoltura e/ou sua inserção no mercado de trabalho contudo vale salientar que não será realizada nenhuma intervenção ou modificação intencional nas variáveis fisiológicas ou psicológicas e sociais dos indivíduos que participarão do estudo, pois tais questionamentos faz parte do cotidiano profissional na área da saúde. Além disso, existe a possibilidade de quebra de sigilo, mesmo que involuntária e não intencional, e suas potenciais consequências na vida pessoal e profissional dos participantes.

Caso algum investigado apresente algum distúrbio relacionado com o ato de responder ao questionário, prontamente será direcionado ao serviço médico e psicológico local para encaminhamento se necessário aos serviços de saúde disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. É garantido o direito a indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa.

Salienta-se que em todas estas etapas um membro da pesquisa juntamente com a coordenação acompanhará o participante. Mesmo assim se for necessário poderá entrar em entrar em contato a coordenadora geral desta pesquisa, a Professora Juliana dos Santos Müller, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Florianópolis, telefone: 48 3021 6178 ou com o Professor Dr. Marcus Vinicius Linhares de Oliveira, telefone: 71 21029451, no Campus Salvador.

O benefício esperado é possibilitar uma densa reflexão sobre a formação dos profissionais da Técnicas Radiológicas com a possibilidade de contribuição dos resultados dessa pesquisa para a tomada de decisão das instituições formadoras e do conselho profissional, mostrando caminhos para boas práticas de ensino de técnicos e tecnólogos em radiologia. Além disso, os achados deste estudo tendem a favorecer a regulamentação do tecnólogo em radiologia a partir das reflexões acerca das competências das duas categorias profissionais.

Caso o investigado aceite responder, assinando o TCLE, estará ajudando a entender melhor a relação entre a formação dos profissionais das técnicas radiológicas e à inserção profissional contribuindo para o reconhecimento e caracterização em âmbito nacional destes profissionais da saúde. Se depois de consentir em sua participação o Sr (a) desistir de continuar participando, tem o direito e a liberdade de retirar seu consentimento em qualquer fase da pesquisa, seja antes ou depois da coleta dos dados, independente do motivo e sem nenhum prejuízo a sua pessoa. O (a) Sr (a) não terá nenhuma despesa e também não receberá nenhuma remuneração. Os resultados da pesquisa serão analisados e publicados, mas sua identidade não será divulgada, sendo guardada em sigilo.

Salienta-se que os CEP (Comitês de ética em pesquisa) são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Para qualquer outra informação, o (a) Sr (a) poderá entrar em contato com o pesquisadores coordenadores nos endereços: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Florianópolis, localizado na Av. Mauro Ramos n° 950 – Centro, Telefone: 48 3021 6178 ou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de da Bahia, Campus Salvador localizado na Rua Emídio dos Santos, bairro Barbalho, ou pelo telefone (71) 7121029451, ou poderá entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, Rua Princesa Isabel 438, Sala no prédio da Fundação Cultural Deutsche Schüle, piso térreo, corredor ao lado, Centro, Joinville pelo email cep@ielusc.br ou pelo telefone (47) 3026-8049.

Você concorda com o termo acima? *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of IFSC. Report Abuse