COVID-19: efeitos no funcionamento dos serviços de alimentação.
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

A chegada da pandemia de COVID-19 no Brasil provocou a adoção de um conjunto de medidas para a proteção das pessoas, que incluíram o isolamento/distanciamento social e a proibição da abertura de serviços de alimentação ao público. Os serviços de alimentação precisaram passar por muitas adaptações e mudanças para continuar a funcionar. A presente pesquisa, coordenada pelas professoras do curso de Nutrição, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Antônia Alcântara Amaral, Juliana Costa Liboredo e Natália de Caldeira Carvalho, tem como finalidade identificar como a pandemia afetou o funcionamento dos serviços de alimentação.

Seu estabelecimento foi convidado a participar dessa pesquisa. A participação nesse estudo é voluntária, não havendo nenhuma remuneração. A sua participação consistirá no preenchimento de um questionário com perguntas apenas sobre as características do estabelecimento e o funcionamento antes e durante a pandemia de COVID-19. Você levará em média 10 minutos para responder ao questionário.

A participação nesse estudo tem riscos mínimos, como o possível desconforto em compartilhar informações relacionadas ao seu estabelecimento. Ao preencher questionário, haverá solicitação de um e-mail que permitirá identificar e retirar suas respostas da pesquisa, caso você nos solicite. Caso se sinta desconfortável ao responder alguma pergunta, você poderá interromper o preenchimento do questionário a qualquer momento. Asseguramos que não haverá gravação de voz e/ou imagem. Além disso, você poderá desistir de participar do estudo em qualquer fase da pesquisa, independente do motivo e sem nenhum prejuízo.

Os resultados encontrados neste estudo poderão auxiliar profissionais da área de alimentação coletiva a desenvolver ações para disseminar informações relevantes sobre a produção de refeições segura nos serviços de alimentação e auxiliar proprietários/gerentes de serviços de alimentação a desenvolver ações para aumentar a confiança dos clientes e as vendas.

As informações serão coletadas diretamente pela internet e armazenadas, sem seu nome ou do estabelecimento ou qualquer outro tipo de identificação, no servidor da Universidade Federal de Ouro Preto. As informações fornecidas serão totalmente confidenciais e analisadas em conjunto com as respostas dos outros estabelecimentos participantes para avaliar o impacto nos serviços de alimentação com a pandemia, a serem divulgadas apenas em veículos de divulgação científica (congressos e revistas especializadas), sendo elas favoráveis ou não.

Caso você tenha dúvidas sobre a pesquisa ou desista de participar do estudo, entre em contato conosco por meio do seguinte contato: Natália Caldeira de Carvalho; natalia.carvalho@ufop.edu.br.

Informamos que essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, grupo de profissionais responsável por defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade. Dúvidas sobre questões éticas da pesquisa, você poderá entrar em contato com: Comitê de Ética em Pesquisa localizado no Centro de Convergência, Campus Universitário, UFOP, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto/Minas Gerais, CEP: 35.400-000, Telefone: (31) 3559-1368, cep.propp@ufop.edu.br.

Para baixar uma cópia assinada deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido acesse: https://drive.google.com/file/d/1TPWNqBlV2Z5Ug0IF75UZabb-1GTPv9tr/view?usp=sharing
Você concorda em participar da pesquisa? *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Universidade Federal de Ouro Preto. Report Abuse