Na oficina de palhaçaria, a artista-palhaça Marisa Riso propõe uma pedagogia voltada para a descoberta e aprofundamento do jogo da palhaçaria. Destinada às pessoas que buscam o desenvolvimento da comicidade através do diálogo entre técnicas tradicionais e contemporâneas. Esse encontro em torno da comicidade possibilita uma introdução e um desenvolvimento da arte clownesca. A descoberta da cumplicidade com o/a parceiro/a e com o público, a busca incessante do prazer e da humanidade, as estratégias ilimitadas para afinar a comunicação com as outras pessoas, essas são as bases dessa pedagogia.
Como proposta pedagógica, a oficina busca criar um espaço para acessar a comicidade e desenvolver o jogo da palhaçaria com base na pedagogia do prazer. Nesse sentido, os/as participantes são convidados/as a explorar e desenvolver suas capacidades de expressão através da palhaçaria, do teatro, da improvisação e da música, bem como a acessar o riso e o prazer de jogar e de estar em cena.
Junto a isso, um mergulho nas improvisações, na expansão do olhar, na descoberta da generosidade, enfim, tudo isso é proposto como elementos que podem fazer parte das vivências artísticas e, principalmente, clownescas de cada participante.
Dessa forma, o nariz vermelho entra como um importante componente dessa proposta tanto como construção da imagem clownesca como a “menor máscara do mundo”. Diante disso, todo o universo de triangulação, relação com a plateia e de jogos pode ser explorado.
Objetivos
- Criar
um espaço para acessar a comicidade e desenvolver a
palhaçaria, o jogo e a conexão com base na pedagogia do prazer.
- Explorar
e desenvolver as capacidades de expressão, principalmente através
da palhaçaria, também do teatro, da improvisação e da música.
- Propor
exercícios de sensibilização, jogos de escuta e improvisação.
Explorar o olhar, a triangulação e a conexão.
- Transmitir
e experimentar a relação através de exercícios de cena e de
encontro com o público.
- Utilização
da menor máscara, o nariz vermelho
Datas, horário e local de realização
Dia 21 de maio, às 10h , no Centro Cultural Mestre Assis
Largo 21 de abril, nº 29 - Centro
* Os participantes deverão utilizar roupas leves e confortáveis para a prática corporal