Territórios do Remix: VJclipes

Oficina de videoclipes e mixagem de vídeo em tempo real

A Fundação Nacional das Artes e a Fundação Curro Velho promovem curso de VJclipes com Nacho Durán, com objetivo principal de incentivar a produção de videoclipes com linguagem de VJ* (mixagem de vídeo em tempo real), analisando criticamente um panorama com diversas experiências artísticas multimídia e facilitando os processos técnicos envolvidos na produção de uma peça audiovisual remixada, para que o participante possa ampliar suas possibilidades de criação e experimentação.

Os conteúdos apresentados pelo orientador e as referências trazidas pelos participantes possibilitarão traçar um repertório da produção audiovisual atual com um elemento em comum, a cultura eletrônica do remix.
O elemento principal é o loop, a re-mesclagem de conteúdos audiovisuais próprios ou sampleados, modificados ou gerados ao vivo, criando novas narrativas híbridas a partir dessas experiências colaborativas abertas, práticas presentes no DJing, VJing, nos videoclips, mashups, memes e séries da internet, e ocasionalmente na TV.

Quem pode se inscrever: Workshop híbrido dirigido a produtores audiovisuais, animadores, músicos e DJs que queiram conhecer a linguagem do VJing* e a VJs que desejem se aprofundar na produção de videoclipes, de bandas ou de música eletrônica, além de estudantes, pesquisadores e interessados em geral no audiovisual.

BIOGRAFIA:
Nacho Durán nasceu nas Astúrias, Espanha, e reside no Brasil desde 2001. Produziu vários trabalhos em novas mídias que têm como elo em comum a pesquisa e experimentação com micro-cinema, interatividade e VJing, produzindo VJclips, documentários e vídeos experimentais para televisão, celular e internet, assim como instalações multimídia, com os coletivos TeleKommando (telekommando.net), LAT-23 (lat-23.net) e United VJs (unitedvjs.com), entre outros.
Ministra palestras e oficinas sobre produção audiovisual experimental, mídias locativas e jornalismo 2.0 que já foram realizadas em todas as regiões do Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, México, Peru e Venezuela, em festivais, centros culturais e de inclusão digital. Desde 2011 mora em Goiânia onde coordena o Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação 'ResTelinha' (res-telinha.art.br) e também é Coordenador Pedagógico do Circuito Câmera Cotidiana (cameracotidiana.com.br).

Programação:
Abertura: Projeto Seiva - Conversações sobre Arte e Ofício
Terça-feira 14/05, das 09h às 12h.
Local: Fundação Curro Velho
Rua Prof Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo

Período da oficina: de 15 à 25/05.
Quartas e Sextas: de 9h às 13h e de 14h às 18h.
Sábados: das 16h às 19h.
Performance Pública de Encerramento: Sábado 25/05, das 17h às 20h.
Local: Casa da Linguagem
Av. Nazaré, 31 (esquina com Av. Assis de Vasconcelos) Belém - Pará

Total carga horária: 40 horas.
20 vagas
Inscrições até o dia 08/05/2013.

    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question