Curso básico de Introdução à Iluminação Cênica
O Projeto Derresol Cultural do Sesc Maranhão consiste num conjunto de ações no ambiente virtual com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso à produção cultural maranhense, ainda possibilitando o retorno dos trabalhos de artistas e produtores nesse período de pandemia.

O curso básico será por meio da disponibilização de 05 vídeo aulas em sala na plataforma Google Classroom, conteúdos exclusivos e material de apoio em PDF, suporte e tutoria do facilitador, que totalizarão 20h aulas. Os alunos serão avaliados por testes de desempenho e terão aulas de tira-dúvidas de forma interativa na sala da plataforma, organizados no prazo de 09 a 30 de novembro para conclusão do curso.
Os participantes desenvolverão habilidades para a concepção e criação de luz cênica, identificando os diferentes equipamentos à disposição no mercado de trabalho. Aprenderão sobre as diversas formas e linguagens que envolvem este universo a partir do estudo histórico da luz, dos seus primórdios até os dias de hoje. Ainda, sobre linguagens estéticas da iluminação, e de forma simples e dinâmica podendo utilizar as possibilidades ofertadas durante o curso em seu dia a dia ou espaço de trabalho.
Pretende-se com o curso, explorar recursos que possibilitem a capacitação dos alunos para atuação básica em eventos como lives, eventos privados, residenciais ou em bares, palestras, congressos, eventos religiosos, consultoria em lojas e equipamentos elétricos e assistente de iluminação cênica em teatro.

CONTEÚDOS
Histórico da Iluminação cênica;
Conceitos básicos de luz e eletricidade;
Noções sobre espaço cênico e equipamentos;
Terminologias especificas da iluminação;
Exemplos de montagem e execução de iluminação cênica para além da caixa cênica.

METODOLOGIA:
Abertura de sala de aula no Google Classroom pelo facilitador;
Disponibilização de vídeo-aulas;
Liberação de acesso dos vídeos e links da sala de aula pelo facilitador e Sesc;
Aulas remotas agendadas para que o facilitador esclareça dúvidas e tenha interação com os participantes;
A sala terá o monitoramento direto pelo coordenador representante do Teatro Sesc;
O curso ofertará pelo proponente um Certificado de participação com 80% da frequência;

MINISTRANTE:
Abel Lopes/ MA
Abel Lopes é mestre em Artes pelo programa de pós-graduação/ PROFARTES, possui graduação e Licenciatura em Teatro Pela Universidade Federal do Maranhão e nível técnico em formação de ator pelo centro de artes cênicas do Maranhão – CACEM, atualmente é Diretor Técnico do Teatro Arthur Azevedo. É pesquisador de elementos animados e traz em suas experiências a iluminação em espetáculos como: João do Vale O musical, Chico, eu e Buarque fragmentos poéticos, Expiação da Companhia Pulsar. Com premiações no I Festival de
Artes Cênicas da FUMCAS – 2005 (Troféu Luís Henrique Monteiro Belo): Melhor Direção, Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia, Melhor Cenografia.

Período de inscrição: inscrições até o dia 27 de novembro de 2020
Data da oficina (aula inaugural): 01 de dezembro (terça)
Horário: 17h
Público: Trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo, estudantes de teatro e público em geral.
A partir de 18 anos.
Número máximo de participantes: 30 pessoas
Plataforma de transmissão da oficina: Google Classroom
Informações: (98) 3216-3854 / sesc.derresolcultural@gmail.com


Email address *
E-mail *
Nome completo *
Contato (telefone) *
Possui Cartão Sesc? *
Se sim, qual a categoria?
Clear selection
Por que você se interessou em participar desta oficina? *
Você tem alguma experiência com o tema da oficina? *
Você possui alguma limitação, deficiência ou mobilidade reduzida? Se sim, qual? *
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM: Concordo em permitir que o Sesc utilize qualquer reprodução de foto, vídeo, filme, ou qualquer registro realizado durante a oficina, para fins de publicidade e/ou documentação. *
TERMO DE RESPONSABILIDADE: Entendo que, como participante e/ou pessoa responsável por participante inscrito na referida oficina do projeto Derresol Cultural do Sesc MA, sou totalmente responsável por adaptar os exercícios propostos conforme o espaço, capacidade e mobilidade física que disponho, isentando o Sesc de qualquer responsabilidade caso haja alguma intercorrência física comigo ou com a pessoa sob minha responsabilidade durante a participação na oficina online. *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy