Programa de Aprendiz Outubro
Uma oportunidade para vivenciar a permacultura no cotidiano!

CONTEÚDO
1 a 22/out: bioconstrução - revestimentos de terra
23 a 31/out: agrofloresta - abertura de canteiros e plantios de primavera

O participante desse programa vai ter a oportunidade de vivenciar a práxis agroflorestal, entender em que bases e princípios ela se estabelece, a função dos indivíduos no organismo floresta, a relação de espaço e tempo nesse contexto, os estágios sucessionais e os andares da floresta. Isso tudo com muita mão na terra, além disso também vai ter contato direto com as técnicas de construção com bambu e terra. Estamos construindo um chalé na escola e fazendo acabamento das paredes com revestimentos de terra. A proposta nesse período é capacitar os participantes a realizar seus próprios rebocos de terra em seus projetos. A partir do entendimento dos elementos que compõe a terra (como a argila, o silte, a areia), os aditivos que podemos introduzir nas massas (como o esterco, o grude e a palha) e o que queremos de cada um deles, realizando testes e entendendo na prática o funcionamento de cada elemento construtivo. Assim, podemos compreender em que bases e princípios devemos nos nortear para produzir nossos próprios revestimentos com os materiais disponíveis em cada local. Essa vivência contempla a teoria de como realizar o revestimento grosso de uma parede e muita, muita prática, pois temos uma casa de 2 andares para rebocar :)


O programa de aprendiz contempla as seguintes possibilidades: 7 dias, 15 dias, 21 dias ou 1 mês.

**Estamos com a limitação de 5 vagas por conta da pandemia**
O que está incluso nesse período
Acomodação, refeições completas, 8h de aprendizados práticos por dia – sendo 2 dias de folga por semana para aproveitar as trilhas e cachoeiras da região–, profissionais de bioconstrução e agrofloresta à disposição e, ao final da imersão, um certificado de Aprendiz Ebiobambu. Além disso os aprendizes podem participar dos cursos ministrados durante seu período de estadia. Contamos com 1h30 de contribuição na cozinha durante os dias de curso, para maior aproveitamento dos participantes que vieram apenas para o curso.

Além de aprender diariamente conhecimentos sobre agrofloresta e bioconstrução, o aprendiz é incluído completamente na rotina da escola. Entendemos a importância de compartilhar as seguintes tarefas cotidianas: composteira, manutenção do banheiro seco, harmonização do espaço de convivência coletiva, preparo e organização das refeições à noite. Estas fazem parte do aprendizado permacultural e são divididas (sorteadas semanalmente) entre todos os que habitam a Ebiobambu.
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy