📚É verdade que todo mundo sofre pra passar em Cálculo. Mesmo sendo de diferentes universidades, as taxas de reprovação sempre costumam estar entre 70% e 90%. Ele não se tornou “o terror das exatas” à toa.
🤜🏿Mas, passar se torna muito mais difícil para os alunos que precisam trabalhar para pagar as contas; ou moram longe da faculdade; ou não tiveram uma base tão boa de matemática no ensino médio; entre muitos outros obstáculos. Essa é a realidade de boa parte dos alunos cotistas das universidades brasileiras.
☝🏾Essa é a realidade de boa parte dos alunos cotistas das universidades brasileiras. Para esses alunos, o curso de Cálculo se torna uma barreira, um funil educacional que os fazem reprovar tantas e tantas vezes que levam muitos a desistirem dos seus cursos. A verdade é que o ensino de cálculo é elitista e racista, e muitas vezes força alunos como nós a reprovarmos tantas vezes que acabamos abandonando o curso.
💡Para virar esse jogo, o Coletivo Força Motriz, em parceria com o Clube de Engenharia e o Sindicato dos Engenheiros, idealizou o Curso André Rebouças, um projeto de educação de exatas criado por estudantes de engenharia que lutam por um ensino universitário mais popular!
Para começar o projeto, estamos lançando uma turma de apoio de Cálculo I😁, para ajudar alunos com dificuldade a passar na matéria usando métodos de ensino com menos pressão e mais didática. O foco do curso será dar máxima atenção individual para cada aluno, acompanhando sua evolução e suas dúvidas.
✊🏿Escolhemos como nosso patrono o engenheiro André Rebouças pelo grande valor que o legado da sua vida representou para poder pensar numa engenharia e numa técnica comprometidas com a vida da população pobre, negra e periférica do Brasil. Poder pensar um ensino de exatas que não seja apenas para homens brancos, como era durante a sua vida, e que, em grande parte, continua sendo até hoje. Mas não por muito tempo!
SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:
O projeto é totalmente gratuito📈 e aberto para estudantes universitários de qualquer curso ou universidade. Nossa primeira turma terá 20 vagas, com prioridade para alunos cotistas e negros (ATENÇÃO: Priorizaremos alunos cotistas nas vagas, mas havendo vagas extras poderão participar alunos não-cotistas). O curso terá início no dia 10/09/2022.
A princípio, as aulas serão realizadas aos sábados à tarde na sede do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124). Todavia, esse dia e horário pode ser mudado de acordo com o interesse da turma e disponibilidade dos professores❗❗❗
#ChegaDeReprovação #UniversidadeNecessári