Newsletter interactiva EPAM
N6 | Outubro 2018
PAM em destaque em projecto da DG AGRI
Estão em curso os eventos finais de disseminação de resultados do projecto AGROPOL, no qual o sector das PAM assumiu lugar de destaque enquanto área de actividade que pode beneficiar duma maior cooperação transfronteiriça no território da EUROACE (Centro e Alentejo, em Portugal; Extremadura, em Espanha).

Estes eventos decorrem em três locais relevantes no desenvolvimento do projecto: Klagenfurt, na região austríaca de Caríntia, Bruxelas, na Bélgica (e sede da DG AGRI), e Foros de Vale Figueira (Herdade do Freixo do Meio), na região Alentejo.

Na EUROACE, o sector das PAM foi o escolhido para a experimentação de um processo de acompanhamento de dinâmicas de cooperação transfronteiriça promovida pela DG AGRI, na Comissão Europeia. Desta iniciativa resultou a realização do evento transfronteiriço COOP4PAM – Cooperar para crescer no sector das plantas aromáticas e medicinais, em Castelo Branco no mês de Setembro de 2017, e um projecto com o mesmo nome, apresentado junto do Programa POCTEP e co-criado por entidades portuguesas e espanholas, sob liderança da ADCMoura/EPAM.

Neste projecto COOP4PAM, previsto para se desenvolver nos anos de 2019 a 2021, incluem-se as actividades seguintes:

- IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES PAM NA REGIÃO EUROACE |
Actualizar e por em prática o potencial do cultivo das espécies PAM autóctones e a sua conservação na região EUROACE; Facilitar e gerar conhecimento sobre o cultivo, a transformação e comercialização de espécies PAM na região; Gerar ferramentas que fortaleçam e facilitem a disseminação de conhecimento entre produtores, processadores e comerciantes de PAM

- MELHORIA DAS COMPETÊNCIAS NO SECTOR PAM |
Criar fluxos de informação bidireccionais, entre investigação e empresas, e dinâmicas colaborativas como meios para a promoção da inovação; Capacitar os agentes da fileira, ao longo de toda a cadeia de valor, transferindo resultados de investigação aplicada, desenvolvimento tecnológico ou inovação que vão ao encontro das suas necessidades, por meios diversos (informação, formação presencial, experimentação, demonstração); Contribuir para o aprofundamento do trabalho em rede, entre agentes económicos, entre investigadores, entre uns e os outros; Ligar investigadores e empresas a entidades internacionais que possam alavancar o desenvolvimento regional das PAM. Apoiar a afirmação de produtores e produtos da EUROACE.

- OBSERVATÓRIO TRANSFRONTEIRIÇO DE PAM |
Viabilizar o acesso a informação actualizada sobre o sector PAM, nos seus aspectos científico-tecnológicos e para toda a cadeia de valor, através da criação de um Observatório Tecnológico Transfronteiriço de PAM da EUROACE; Apoiar o desenvolvimento duma rede transfronteiriça de promotores PAM, através da expansão e aprofundamento do processo EPAM.

São parceiras, nesta proposta, 9 entidades: ADCMoura (PT), IP Portalegre (PT), CICYTEX (ESP), Labfit (PT), Inovcluster (PT), Fundecyt (ESP), CTAEX (ESP), IP Castelo Branco (PT) e CBP-BI (PT). O objectivo é, contudo e como se descreve acima, envolver activamente no projecto muitos outros agentes da fileira, de ambos os lados da fronteira, com destaque para empresas/ empresários do sector.

Saiba mais sobre o AGROPOL, em https://epam.pt/pam-em-destaque-em-projecto-da-dg-agri/

O que pensa sobre:
não tem interesse nenhum
pouco interessante
interessante
bastante interessante
muito interessante
A cooperação transfronteiriça no sector das PAM
a proposta candidatada, no seu conjunto
investigação sobre PAM autóctones na região EUROACE
actividades em rede, com produtores de ambos os lados da fronteira
a criação de um Observatório Transfronteiriço de PAM
Quer deixar algum comentário adicional?
Your answer
CCPAM apresenta candidatura ao PDR2020
No passado dia 15 de Outubro, foi apresentada, junto do PDR2020, em concurso exclusivamente destinado aos centros de competências nacionais, uma candidatura visando o financiamento de actividades de divulgação e funcionamento do CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares.

Respondendo a desafios identificados ao nível organizacional, da competitividade e da qualidade e projecção dos seus produtos e serviços, o foco da proposta apresentada é a criação de condições para o desenvolvimento duma acção integrada, colectiva e estratégica no seio da fileira das PAM, envolvendo actores económicos, investigadores e decisores políticos, complementar duma investigação que se quer ajustada às necessidades e oportunidades colocadas aos/pelos seus agentes.

Distribui-se pelos seguintes conjuntos de actividades, a concretizar entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020:
A1 – Consolidar a Rede CCPAM (interconhecimento e articulação estratégica)
Palavras-chave: LIGAR/ ENVOLVER

A2 – Divulgar o CCPAM e a fileira (quadros institucional e regulamentar e financiamentos)
Palavras-chave: COMUNICAR/ INFORMAR

A3 – Transferir conhecimento na fileira (Investigação e inovação – eficiência e valorização)
Palavras-chave: TRANSFERIR/ CAPACITAR

A4 – Promover a produção nacional (estratégia coletiva de qualidade)
Palavras-chave: PROMOVER/ QUALIFICAR

As atividades serão desenvolvidas em articulação, entre si e também com outros projetos em curso, de modo a maximizar as oportunidades de participação em atividades do projeto e a minimizar os seus custos.

Sob liderança formal da ADCMoura/EPAM, o projeto será coordenado pelo Conselho Executivo do CCPAM.


Artigo: https://epam.pt/ccpam-apresenta-candidatura-ao-pdr2020/

Qual a sua opinião sobre as ideias gerais da proposta? Quer apresentar sugestões?
Your answer
SAVE THE DATE! No próximo dia 29 de Novembro, em Portel, vai realizar-se um Seminário e um Encontro de Produtores de PAM. Mantenha-se atento/a ao website EPAM, para mais informação.
Serão apresentados e debatidos os resultados do inquérito à produção de PAM, no âmbito do projecto Inov@sfileiras (PDR2020).
Ainda pode participar neste inquérito, em: http://epam.pt/conhecer-o-sector-das-pam/
MUITO OBRIGADA PELA SUA COLABORAÇÃO.
Se respondeu a alguma das questões anteriores, desde já agradecemos a sua colaboração e pedimos que assinale a sua situação, por favor:
w w w . e p a m . p t
ADCMoura - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura | Pç Gago Coutinho, nº3, 1º, 7860-010 Moura | +351 285254931 | clara.lourenco@adcmoura.pt
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google.