ESCUTA DOS ESTUDANTES PARA UM NOVO ENSINO MÉDIO
Querido Estudante,

Com certeza você já está sabendo que o Ensino Médio vai mudar em nosso país nos próximos anos e, em Minas Gerais, temos realizado vários movimentos para que o Novo Ensino Médio tenha a cara do nosso estado. O Novo Ensino Médio em Minas tem como base a centralidade do estudante na proposta pedagógica em todas as dimensões orientadas pela Base Nacional Comum Curricular e, pensando as diversas juventudes que serão atendidas em sua singularidade é que a escola irá se organizar, avançando na compreensão da diversidade e reconhecendo seu protagonismo.

Nesse novo formato, o Ensino Médio traz as matérias reunidas por áreas de conhecimento, tipo assim: Artes, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Educação Física, formam a Área das Linguagens e suas tecnologias. A História, a Geografia, Filosofia e a Sociologia são da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, já Biologia, a Química e a Física estão agrupadas em Ciências da Natureza.

Queremos trabalhar com você coisas importantes para sua vida pessoal, seus sonhos, suas angústias, o que acha que precisa melhorar ou conhecer melhor. Tudo isso para você ser cada vez mais uma pessoa bacana, que atua para melhorar a vida das pessoas que estão ao seu lado, algumas próximas, outras que você nem conhece, mas que compartilham dos mesmos interesses que você para melhorar os locais onde vivem, suas comunidades e, porque não? Nosso país. E ajudar você a pensar como quer ser como profissional, com o que quer trabalhar. Estamos chamando essa parte do Novo Ensino Médio de Projeto de vida.

Você vai poder escolher muitas matérias para completar os estudos. É a chamada parte flexível do currículo. A escola oferece sugestões e você escolhe a que mais lhe agrada. São trilhas para aprofundar o que você já está aprendendo, mas de um jeito bem diferente. Há outras escolhas também, como as eletivas, que professoras e professores vão sugerir a partir das conversas que vão tendo com a turma, da identificação de interesses da maioria. Pode ser aula um curso de vídeo, ou aprender a descobrir uma solução boa para o problema ambiental que atormenta sua comunidade. Enfim, pode ser um mundo de coisas.

Para que possamos avançar na construção de um Novo Ensino Médio que tenha nossa cara, precisamos que você contribua respondendo ao Questionário que segue. Valendo total essa ajuda!

Secretaria Estadual de Educação
Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica
Quantos anos você tem? *
Em qual município você estuda?
Você estuda em qual rede de ensino? *
Quanto tempo você fica na escola por dia? *
Você estuda em qual modalidade de oferta? *
Em qual série você estuda? *
Qual a sua motivação para fazer o Ensino Médio? *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria de Estado de Educação. Report Abuse