As inscrições para a Casa Figueira estão abertas a todes que tenham interesse em desenvolver seus trabalhos e pesquisas pessoais em contexto rural, em nosso novo espaço. Transformamos um estábulo, à sombra de uma figueira ancestral, numa casa com quatro quartos individuais, amplos espaços comuns, cozinha, banheiro, jardim, varanda, quintal, horta e chuveirão ao ar livre. A casa conta com móveis e janelas em madeira, fabricadas artesanalmente na fazenda pelo Atelier Z e intervenções permanentes de artistas que já passaram por aqui.
São bem vindes: artistas, músicos, agricultores, terapeutas, escritores, ativistas, cineastas, professores, cientistas, programadores, dançarinos, performers, pesquisadores, etc.
A residência tem vagas abertas o ano todo!!
O que oferecemos:-Espaços individuais de acomodação
-Espaços coletivos de trabalho e convívio
-Internet, água, luz e gás
-Divulgação do trabalho realizado em residência
-Auxilio de produção local, a ser conversado caso a caso
Não está incluído no valor da residência:
-Transportes
-Alimentação
*
Sobre a Figueira
A proposta do programa da Casa Figueira é que os residentes sejam o mais autônomos possível na gestão do espaço no cotidiano.
Estamos num ambiente rural, a 20 minutos de carro da cidade de São José do Vale do Rio Preto, que é pequena mas oferece serviços básicos (mercados, farmácias, papelaria, loja de tecidos e materiais de construção, entre outros). Se o seu projeto requer materiais específicos para execução, por favor nos pergunte com antecedência sobre a facilidade de encontrá-los aqui. De preferência, traga tudo o que for precisar.
As construções da Fazenda são históricas e carregadas de histórias! Apreciamos projetos de intervenções temporárias e permanentes, que devem ser apresentadas à nós previamente, e pedimos para prezarem pela integridade das instalações.
Temos um chuveirão construído em bambu no jardim externo da Figueira e uma pequena cachoeira, a 15 minutos à pé, onde podem se refrescar e tomar banho de borboletas!
A casa está equipada com fogão, geladeira e máquina de lavar roupa, à disposição dos residentes, que são responsáveis por sua própria alimentação.
Como estamos cercados de mata e há pastos próximos, prepare-se para conviver com pequenos animais como aranhas, insetos variados e surpresinhas eventuais... e no verão, os mosquitos vibram felizes no final da tarde. Também temos alguns cachorros que circulam pelos diversos ambientes da fazenda e costumam adorar novos visitantes.
Nos fundos da Figueira temos uma horta linda e disponível para os residentes fazerem uso. As espécies variam com a sazonalidade e o desejo dos residentes em colaborar na manutenção. Temos temperos, legumes, folhas e raízes crescendo.
É parte da nossa proposta criar uma ocupação comunitária e engajada entre os residentes, entre estes e os moradores da Fazenda e com o ambiente e o entorno dela.
Vale lembrar mais uma vez que estamos em área rural, a luz cai com alguma frequência, especialmente no verão, e a internet tem suas limitações, pode oscilar ou cair quando chove ou venta muito.
De Outubro a Março é época de chuvas e faz bastante calor!
De Junho à Setembro é bastante seco e costuma esfriar à noite, no inverno chegando a uns 10 graus.
*
Comida
A Casa Figueira conta com uma cozinha equipada e à disposição dos residentes e sugerimos que você traga algo para comer nos primeiros dias.
Temos uma boa rede de amigos e parceiros produtores de alimentos agroecológicos.
Você pode fazer seu pedido com a Feira da Associação Agroecológica de Teresópolis (
https://organicosaat.com.br), que faz entrega na fazenda todo sábado, ou diretamente com a agrovila Terra de Guaxo (@terradeguaxo), vizinha e parceira da Fazenda, que integra a Associação, e estão abertos para visitas e participação em mutirões de plantio e colheita, caso você se interesse!
A cidade de São José do Vale do Rio Preto está a 20 min de carro da Fazenda e tem várias opções de mercados, todos pequenos.
É possível fazer o trajeto até a cidade com um motorista de taxi a R$45 cada trecho ou moto-taxi por R$25 cada trecho. Também é sempre possível pegar carona com algum morador.