7B 22/6 GÊNERO T: CONTO 2ºbimestre
Semana de 22 a 26 de junho
Sign in to Google to save your progress. Learn more
NOME COMPLETO *
Gênero textual:  Conto
O CONTO
O gênero literário conto é estruturado como uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. Nessa perspectiva, o momento de maior tensão do gênero é chamado de clímax. Além disso, embora não seja uma regra, é comum que o conto apresente:

poucos personagens;

espaço ou cenário limitado;

recorte temporal reduzido.

Elementos
A estrutura do conto é baseada nos elementos fundamentais da tipologia narrativa. Nesse sentido, o gênero textual em questão deve ter:

Personagens
Narrador
Tempo
Espaço
Enredo
Conflito
Pode ser definido como a situação-problema vivenciada pelas personagens em uma narrativa. No caso do conto, por ser um gênero curto, o conflito costuma ser único.
 
EXEMPLO: Conto de fadas
Os contos de fadas, velhos conhecidos da infância, são gêneros medievais que ainda fazem muito sucesso. Por definição, esse tipo de narrativa tem personagens folclóricos, tais como: fadas, gnomos, animais personificados etc. Além disso, é comum que esse tipo de conto apresente um fundo moral claro e, por isso, tem certo caráter didático
Assistam os vídeos.
LEIA O CONTO E RESPONDA AS QUESTÕES.

O LIVRO MÁGICO
Agamenon Oliveira Negrão
Prof. Maurício Araújo

Há muito tempo, numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembléia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.  
Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada.

 
Mas para formar novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao redor do mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.
Então as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa pequena ilha, muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:
__ Por que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?
Enfaticamente a letra W respondeu:
__ Sou desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar, e quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.
__ Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco, precisamos de você!
A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos os seres humanos.
1- A finalidade do texto é: *
1 point
2-O texto: * *
1 point
3-Pode-se deduzir que a letra W: *
1 point
4-No trecho: “que existem hoje...”, o pronome destacado se refere: (pronome: que) * *
1 point
5-O conflito central do enredo é desencadeado: *
1 point
6-Há uma opinião em: *
2 points
7-No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por :
1 point
Clear selection
8- Entende-se com a leitura do texto que: *
1 point
9- O desfecho do texto gira em torno de: *
1 point
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of SEDUC. Report Abuse