Exame
Avaliação 2
Nome *
Your answer
1. Qual é a razão de um simulado de diverter (diverter drill)? *
2. O que acontecerá com a Máxima Pressão Permissível no choke (MAASP) se o peso do fluido for reduzido? *
3. Quais preocupações devem ser tomadas com o fluido de perfuração antes de iniciar uma operação a cabo (wireline)?
4. Qual é a função do choke no choke manifold?
5. Uma função foi operada do painel remoto. A luz que indica “Aberto” se apaga e a que indica “Fechado” acende, mas o valor de pressão no manômetro não cai. Qual é a provável causa do problema?
6. Qual das opções abaixo podem ser consideradas como um possível problema em uma operação de descida de revestimento em uma condição de mau tempo?
7. Quando em preparação para uma troca de turno durante uma operação de controle de poço, qual deve ser a melhor prática a ser aplicada na condução dessa mudança?
8. Durante a perfuração foi detectado um kick e o poço foi fechado. O poço aberto apresenta algumas formações que são potenciais zonas de perda de circulação.Qual dos métodos de controle de poço deveria ser empregado para minimizar as pressões no poço aberto?
Captionless Image
9. Qual é a formação mais importante do diverter numa sonda flutuante?
10. Você está circulando um kick num poço profundo e a pressão no choke se aproxima da máxima pressão permissível choke (MAASP) enquanto o influxo ainda está na região de poço aberto. Qual deve ser a primeira ação a ser tomada?
11. Um poço é fechado. Qual será a pressão caso o sistema se comporte como um tubo em U em condições estáticas?Dados do poço:
Captionless Image
12. Fluido de matar (kill mud) está sendo circulado por dentro da coluna de perfuração em um poço horizontal. As bombas param e o poço é fechado assim que o fluido de matar entra no trecho horizontal (comprimento de 607 metros). Qual será a pressão de fechamento do poço por dentro da coluna de perfuração? (Assume que não há float valve na coluna).
13. Qual é o perigo de se adicionar uma margem de segurança ao peso da lama de matar?
14. Durante a transição da perfuração de uma zona com pressão de poros normal para uma zona com pressão de poros anormalmente alta, que mudanças devem ser observadas no fluido de perfuração?
15. Você toma um kick e o responsável pelo fluido (TQP)lhe informa que não há baritina suficiente para matar o poço. As pressões se estabilizaram. Enquanto o poço está fechado e você guarda a chegada de mais baritina as pressões começam a crescer lentamente aumentando 100 psi a cada 30 minutos. Que providências você deve tomar?
16. Qual ferramenta é descida como parte do BHA (Bottom Hole Assembly) e permite que o poço seja perfilado e monitorado durante a perfuração?
17. Qual equipamento listado abaixo é específico para fechar o poço na descida do revestimento?
18. Você terminou a primeira circulação do método do sondador e percebe que ainda há kick no espaço anular. Você decide começar a segunda circulação mesmo assim.Como manter a pressão correta no fundo do poço enquanto circula fluido de perfuração novo (kill mud) por dentro da coluna?
19. Você está perfurando uma seção do poço com baixa tolerância ao kick. O que você deve fazer?
20. Ocorreram sintomas de balloning. Decidiu-se drenar 10 bbl de fluido de perfuração do tanque de manobra e circular um bottoms-up. Qual é a forma mais segura de se realizar operação?
21. Se um poço for fechado e a PRC não for conhecida, qual o procedimento para obter o valor correto da PIC?
22. Qual a melhor descrição para o termo “anotando a assinatura do poço” (fingerprinting the well)?
23. Uma ferramenta não cisalhável está sendo descida num poço com BOP de superfície.Qual opção está disponível para o sondador se o poço fluir quando a ferramenta estiver na frente do BOP?
24. Após revestir e cimentar, você desce a coluna de perfuração até a sapata flutuante.As instruções são circular até que o poço esteja limpo antes de perfurar a sapata. Por que você deverá monitorar os níveis do tanque e a vazão de saída durante esta operação?
25. Por que o fluido do riser tem que ser trocado pelo fluido de matar (kill mud) antes da abertura do BOP?
26. Qual aparelho de medição de massa específica do fluido deve ser utilizado quando a ar ou gás dissolvido no mesmo?
27. Enquanto se prepara o fluido novo (kill mud) para iniciar o controle de poço a bolha de gás começa a migrar. Se nenhuma ação for adotada, o que acontecerá com a pressão na bolha de gás à medida que ela migra?
28. Por que deve-se deixar uma capacidade reversa no sistema e tanques ativos durante a circulação do kick para fora do poço?
29. Qual das afirmativas abaixo sobre a operação de um BOP submarino é verdadeira?
30. Durante a circulação de um kick, a bomba quebrou. Qual deve ser a primeira ação tomada?
31. Você está bombeando a lama de matar (kill mud) pala coluna de perfuração. Qual das seções de drill pipe abaixo terá o menor tempo de deslocamento por metro?
32. Sobre o Bop de gaveta de tubos de diâmetro fixo, qual das assertivas está correta?
33. Qual das alternativas a seguir é uma “barreira física”?
34. Que problema pode ocorrer se gás entrar no riser e for circulado até a superfície?
35. Quais são os dois manômetros do painel remoto de acionamento do BOP onde são observadas quedas de pressão quando o BOP anular é fechado?
36. Você está circulando o volume do anular do poço (1 bottoms up) devido a um pistoneio a 2438m. a profundidade da lâmina d’água é de 1524 m. É decidido fechar o anular e circular a linha de choke. Qual é a razão para essa medida?
37. Qual das ações abaixo deve ser tomada ao se perfurar uma zona de transição de pressões?
38. O que aconteceria se um elemento de auto-preenchimento (autofill-tube type) do revestimento não se converter num elemento flutuante (check valve)? (Assume que a pasta de cimento é mais pesada que fluido de deslocamento).
39. Durante a descida da coluna, a 1829 m um flow check deu positivo. O procedimento da sonda é fechar o poço usando o procedimento fechamento rápido (“hard shut-in”). Qual é o procedimento correto de fechamento?
40. Durante a segunda circulação do sondador com fluido de matar (kill mud) subindo pelo anular, a pressão no bengala começa a subir rapidamente e não mais responde a justes no choke. A pressão no choke cai rapidamente qual é a mais provável causa disso?
41. Qual é razão para se ter o fluido hidráulico armazenado sob pressão nas garrafas da unidade acumuladora e acionadora da sonda?
42. Que produto pode ser usado para prevenir a formação de hidrato?
43. O fato de o fluido de perfuração permanecer parado nas linhas de matar e do choke em um BOP submarino pode afetar as leituras de pressão. Que afirmativa melhor descreve o que pode acontecer se o fluido ficar parado por muito tempo?
44. A densidade equivalente de circulação (ECD) determina a pressão no fundo do poço durante a circulação pela coluna com retorno pelo anular.Qual das perdas de cargas do sistema é usada para calcular a ECD?
45. Durante o método do engenheiro, como a pressão no fundo do poço pode ser controlada se fluido de perfuração novo (kill mud) está sendo bombeado por dentro da coluna?
46. Por que o poço deve ser controlado utilizando uma vazão reduzida de circulação (VRC)?
47. O que pode tornar mais difícil a detecção de um kick, pelo sondador, numa sonda flutuante?
48. Durante a segunda circulação do método do sondador em uma sonda de BOP submarino o fluido novo para amortecer o poço (kill mud) está aproximadamente na metade da linha do choke. O operador do choke não consegue manter a pressão no bengala constante no valor da Pressão Final de Circulação (PFC) porque o choke já está aberto. O que acontecerá com a pressão no fundo do poço à medida que o fluido novo continua sendo bombeado?
49. Um dado poço é fechado depois de se perceber 25 bbIs na superfície e obteve-se os valores de pressão estabilizados no bengala (SIDPP) e no anular (SICP) respectivamente 300 e 650 psi. Se o poço tivesse fechado com apenas 10 bbIs no influxo, como seriam os valores das pressões estabilizadas em relação aos valores encontrados com 25 bbIs?
50. Em uma sonda flutuante, qual das seguintes operações irá criar o maior ECD?
51. Durante uma manobra de retirada e coluna, o Assistente de sondador percebeu que o poço não estava sendo preenchido com fluido de perfuração de forma correta. A broca estava a uma distância de 330 metros do fundo do poço. O assistente de sondador informa ao sondador o problema. Observou-se que o poço estava fluindo, fechou-se o BOP e esperou-se as pressões estabilizarem. Quais instruções você daria para o sondador?
52. Você tenta fechar o BOP anular de um poço que está fluindo. Ao apertar o botão para fechamento do anular a luz do painel muda de verde para vermelho, mas os manômetros e o medidor de vazão (flow meter) não se alteram. Você tenta fechar o outro BOP anular e a mesma coisa acontece. O mesmo acontece com uma gaveta.Todas as pressões de operação estão normais. O que você deve fazer?
53. Qual é o propósito principal de uma gaveta cega/cisalhante?
54. Durante a segunda circulação utilizando o método do sondador, a bomba é parada quando o fluido de matar (kill mud) atinge a broca. Qual deverá ser a leitura de pressão trapeada no poço?
55. Em um poço submarino o BOP anular superior está fechado e o riser alinhado para o tanque de manobra. A primeira circulação do método do sondador está sendo executada com sucesso. A pressão no bengala está sendo mantida com um valor igual à pressão inicial de circulação (PIC), ou seja,560 psi.A pressão no choke tem permanecido por volta de 460 psi pelos últimos 15 minutos.Num dado instante percebe-se uma redução na pressão do tubo bengala. A pressão no choke cai momentos depois da redução de pressão do tubo bengala. Também ocorre um aumento de volume no tanque de manobra.O que aconteceu?
56. Qual das seguintes alternativas não é uma barreira de segurança?
57. Um tampão de cimento de 150 metros de comprimento é posicionado na sapata. O fluido de perfuração no poço está para ser substituído por outro de peso diferente. Se o tampão falhar e permitir comunicação de pressão entre o topo e a base do mesmo, o que irá acontecer com a pressão no fundo (BHP)? Dados:
Captionless Image
58. Em uma sonda flutuante está perfurando um poço piloto de 9 5/8 “. Água do mar e tampões viscosos estão sendo usados. Na profundidade de 457 m uma formação portadora de gás raso (shallow gas) é encontrada. A pressão de poros esperada nesta formação é de 650 psi. Que afirmativa melhor descreve esta situação? Dados do poço:
Captionless Image
59. Após retirar a coluna 610 m, numa manobra, houve um kick e o poço foi fechado. Assumindo que o influxo está abaixo da broca, qual o valor de SIDPP? Dados:
Captionless Image
60. Após a retirada de 33 seções, o poço começa a fluir e é fechado. Assume que o influxo está no fundo do poço e que não há migração do gás. O que acontecerá com a pressão no choke quando a coluna de perfuração for estripada (stripped) dentro do influxo?
61. Antes de passar elementos tubulares ou ferramentas não-cisalháveis (non-shearables) através de um BOP numa embarcação de posicionamento dinâmico, que instrução você daria ao sondador?
62. Qual situação num poço aberto, poderia causar os seguintes problemas?- Ganho de volume nos tanques; - Redução da pressão hidrostática; - Descarregamento do riser; - Diminuição da pressão no fundo do poço.
63. Como o aumento da temperatura afeta o controle de poço quando um fluido não-aquoso é utilizado?
64. Durante o controle de poço usando o método do engenheiro, parou-se de circular mantendo a pressão no fundo do poço constante. Que pressão deve-se ter no manômetro do bengala se foi usada a lama de matar (kill mud) apropriada e não há pressão trapeada?
65. O poço entrou em kick quando se tinha elementos não cisalháveis (non-shearables) frente ao BOP stack. O BOP anular foi fechado com sucesso e as pressões de fechamento se estabilizaram. São reportados problemas com os propulsores (thrusters) do sistema de posicionamento dinâmico que podem afetar a habilidade do sistema e manter a posição embarcação. O que deve ser feito antes de se iniciar a operação EDS (Emergency Disconnect Sequence)?
66. O torrista afirma que há um ganho de 10 barris nos tanques nos últimos 15 minutos. Qual ação mais segura a ser tomada?
67. Qual das situações existe uma possibilidade maior de realizar um flow check?
68. Qual é uma das formas de se medir as perdas de carga na linha do choke?
69. Um poço perfurado por uma sonda flutuante é fechado. A linha de choke está preenchida por água. Qual será a nova SICP? Dados do Poço:
Captionless Image
70. Que prática de perfuração deverá ser considerada quando um gás de conexão é registrado?
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service