POTENCIALIDADES E DIFICULDADES NO ENSINO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Prezado(a) coordenador(a),

      Você está sendo convidado (a) a participar da pesquisa Potencialidades e dificuldades no ensino de Enfermagem durante a Pandemia de COVID-19, coordenada por Claudia Capellari e Joel Rolim Mancia, diretora de Educação e Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Seção RS, respectivamente e tem o apoio da ABEn Nacional e Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermeria (RIIEE) Brasil.
      O objetivo central do estudo é conhecer as estratégias de ensino utilizadas pelas escolas de Enfermagem do Brasil no contexto da pandemia por COVID-19.
      Este estudo se justifica porque, com a necessidade de distanciamento social, estudantes passaram a ter aulas teórico-práticas (síncronas e assíncronas) e orientações pedagógicas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Ao mesmo tempo, às escolas, coube a reinvenção de estratégias de ensino, sendo os modelos remotos amplamente utilizados neste contexto. O ensino de Enfermagem, por sua vez, necessitou adaptações tanto nas aulas teóricas quanto naquelas práticas em laboratório e nas que envolvem o cuidado direto ao paciente, como as práticas assistenciais e os estágios curriculares. Mapear as iniciativas empreendidas pelas escolas de Enfermagem, frente à pandemia de COVID-19 e as determinações governamentais se faz importante, uma vez que, muito além do registro acerca desse momento histórico, pode identificar iniciativas promissoras, com potencial para contribuir positivamente com o ensino profissional. Por outro lado, o registro das dificuldades de professores e estudantes, tanto relacionadas ao acesso e ao manejo das tecnologias, e as condições de saúde física e mental,  pode justificar possíveis gaps de formação e identificar alguns impactos no ensino em Enfermagem.
    O convite a sua participação se deve ao fato de você coordenar um curso de graduação em Enfermagem no Brasil e, portanto, ter informações sobre os aspectos pedagógicos e iniciativas empreendidas no âmbito de sua instituição e do curso coordenado por você. Caso você coordene mais de um curso, solicitamos que preencha um instrumento para cada curso sob sua gerência.
    Sua participação é voluntária, isto é, ela não é obrigatória, e você tem plena autonomia para decidir se quer ou não participar ao longo do preenchimento do instrumento de coleta de dados, bem como retirar sua participação a qualquer momento. Você não será penalizado de nenhuma maneira caso decida não consentir sua participação, ou desistir da mesma. Contudo, ela é muito importante para a execução da pesquisa, especialmente em função do mapeamento necessário ao ensino de Enfermagem em tempos de pandemia no país.
    Nós garantimos que os dados informados por você serão utilizados unicamente para fins científicos, de produção acadêmica, e que nem seu nome, tampouco da instituição à qual você está vinculado(a), serão divulgados.
    Serão tomadas as seguintes medidas e/ou procedimentos para assegurar a confidencialidade e a privacidade das informações por você prestadas: somente os pesquisadores terão acesso aos dados primários da pesquisa, ou seja, a resposta ao instrumento de coleta de dados. Seu nome ou da instituição à qual está vinculado, não serão divulgados e os dados serão tratados antes de serem publicados, na forma de artigo científico. Se houver algum dano, comprovadamente decorrente da presente pesquisa você estará amparado pela Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde.
      A sua participação consistirá em responder perguntas de um questionário eletrônico, que você poderá acessar ao dar seguimento a este mesmo formulário. Orientamos que, ao aceitar participar dessa investigação, você tire um instantâneo (Print) da tela do TCLE para que garanta que uma via do mesmo fique consigo.
        O tempo de duração para a resposta ao questionário está estimado em 30 (trinta) minutos. As perguntas serão direcionadas às iniciativas empreendidas no âmbito do curso que você coordena, durante a pandemia de COVID-19.
      Os dados obtidos serão armazenados digitalmente, na nuvem, por um período de 5 anos. Após isso, serão deletados, seguindo-se a Resolução nº 510/2016 e orientações do CEP/FACCAT.
      Ainda que não haja ganhos diretos a você, como participante, os benefícios da pesquisa poderão ser observados ao identificarem-se estratégias promissoras no  ensino para a graduação em Enfermagem, as quais podem ser utilizadas em outros cenários de formação. Como riscos, mesmo que mínimos, pontua-se a possibilidade constrangimento ao responder às questões da pesquisa. Caso isso ocorra, você poderá deixar de responder ao questionário, ou contatar os pesquisadores.
     A devolutiva da pesquisa ocorrerá em reuniões dos Conselhos Consultivos de Enfermagem Nacional e das seções, quando os dados serão apresentados e discutidos, visto que a maioria dos coordenadores participam desses encontros. Ainda, está prevista a publicação de um artigo científico em periódico open access, que poderá ser acessado livremente. Ao responder ao questionário, você informará seu correio eletrônico. Os pesquisadores utilizarão o mesmo para enviar o arquivo do artigo publicado.
    Se você tiver perguntas com relação a seus direitos ou questões éticas como participante deste estudo, você também pode contar com um contato imparcial, o Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas de Taquara (CEP/FACCAT), que tem por objetivo defender os direitos dos participantes de pesquisas. O CEP tem o papel de avaliar e monitorar o andamento dos projetos, de modo que as pesquisas respeitem os princípios éticos de proteção aos direitos humanos, da dignidade, da autonomia, da confidencialidade e da privacidade.
    O CEP/FACCAT está situado no 1º piso do Prédio Administrativo - Campus FACCAT na Av. Oscar Martins Rangel, 4500- ERS 115, Bairro: Fogão Gaúcho, Taquara-RS, telefone (51) 3541-6604, ou também pelo e-mail: cep@faccat.br – Horário de funcionamento: nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras das 13:30 às 22:30, sextas feiras das 13h às 18h.
    A qualquer momento, durante a pesquisa, ou posteriormente, você poderá solicitar informações sobre sua participação ou sobre a pesquisa, o que poderá ser feito através dos meios de contato explicitados neste termo.

O projeto está registrado na Plataforma Brasil sob número CAAE 38810220.8.0000.8135, parecer 4.341.226.

Desde já, agradecemos sua disponibilidade em participar deste trabalho e colocamo-nos à disposição para quaisquer informações adicionais que possam ser necessárias.

Pesquisadores responsáveis: Claudia Capellari e Joel Rolim Mancia
Tel.: (51) 981715941 e (51) 995838351
E-mail: claudiacapellari@faccat,br e joelmancia@uol.com.br
Assistente de Pesquisa: Gabrielle Steglich Valentim
Tel.: (51) 998100196
E-mail: gabriellevalentim@sou.faccat.br 
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Por meio deste termo de consentimento livre e esclarecido eletrônico, você fornecerá sua anuência em participar do estudo, clicando em “concordo participar”.  Caso você clicar em “não aceito participar”, a pesquisa será encerrada e sua participação não será registrada. *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy