Trabalho de Psicólogos: estresse e estratégias de coping
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Você está sendo convidada(o) a participar de forma online e voluntária da pesquisa intitulada “Trabalho de Psicólogos: estresse e estratégias de coping” sob a responsabilidade da pesquisadora Ana Paula da Rosa Deon (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC), sob a orientação da profª. Drª Suzana da Rosa Tolfo (UFSC). Portanto, sua participação não é obrigatória e a qualquer momento você pode desistir de participar e poderá sair da pesquisa, sem nenhum prejuízo para você ou para o pesquisador. Os procedimentos adotados com os dados que você responder ocorrerão conforme a Resolução nº 466/2012 e a Resolução Complementar nº 510/16, que discorrem sobre a ética nas pesquisas que envolvem seres humanos, de modo a garantir sigilo em relação aos dados de identificação e no que diz respeito ao participante.

Seguem algumas informações importantes:

1. O objetivo desta pesquisa é compreender estratégias de “coping” utilizadas por psicólogos no âmbito ocupacional.

2. Sua participação nesta pesquisa consiste em responder a um questionário sociodemográfico e de perfil profissional com 21 questões: 15 objetivas e 6 subjetivas; uma Escala de Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral, com 35 questões objetivas e uma questão subjetiva; uma Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas, com 45 itens objetivos e uma questão subjetiva. Você levará aproximadamente 20 minutos para responder aos três instrumentos. Ao final da segunda Escala, haverá duas questões: uma objetiva e uma subjetiva, convidando você para participar da segunda etapa da pesquisa, que é a entrevista via skype.

3. O principal benefício relacionado com a sua participação será a obtenção de dados que serão utilizados para fins científicos, assim como possibilitará aos conselhos e órgãos de classe, bem como à sociedade em geral, compreender o psicólogo como um profissional que é construído como ser humano, o qual necessita de cuidados com a própria saúde psíquica e física. E aos profissionais da psicologia, trará compreensão acerca das situações estressantes no trabalho e as diferentes estratégias de “coping” utilizadas, que são vivenciadas diariamente no âmbito do trabalho e assim, possibilitar pertinentes intervenções de apoio futuros aos psicólogos, se necessário. Os resultados obtidos serão apresentados na tese, em eventos, na forma de artigos, livros e resumos científicos.

4. O principal risco relacionado a sua participação será a possibilidade de você ter eventual desconforto psicológico pela manifestação de diferentes emoções, como, a tristeza, a ansiedade ou a angústia, gerada pela reflexão e/ou pela recordação que alguma pergunta possa desencadear. Pode também ocorrer cansaço ao responder os instrumentos. Você tem liberdade para interromper o preenchimento dos instrumentos a qualquer momento, sem necessidade de enviar as questões respondidas imediatamente. Caso houver algum efeito inesperado que possa prejudicar o seu estado físico e/ou mental, você poderá entrar em contato com a responsável pela pesquisa.

5. Serão incluídos nesta pesquisa psicólogos que atuem na área da Psicologia e residam no Brasil, que possuam registro no CFP, em pleno exercício de suas funções há mais de um ano de atuação profissional, independente de nível hierárquico, idade, cidade e ou estado na (o) qual exerçam a profissão, gênero, função, cargo e área de atuação na/da Psicologia.

6. Serão excluídos desta pesquisa psicólogos que possuem registro no CFP, mas não atuam na área da Psicologia, que não residam no Brasil e psicólogos com período de atuação inferior a um ano.

7. Não haverá nenhum custo, nem prejuízos financeiros ou assistenciais para você, ou para sua família e nem para a sua atuação na psicologia ou em outras áreas. Você também não terá nenhuma compensação em dinheiro, sendo sua participação voluntária.

8. Será garantido o anonimato de sua identidade e confidencialidade de todas as suas respostas. Você poderá receber respostas a qualquer pergunta e esclarecimento sobre os procedimentos, riscos, benefícios e outros relacionados à pesquisa; retirar o consentimento a qualquer momento e deixar de participar da pesquisa.

9. Se você concordar em colaborar, uma via deste documento digitalizado fica com a pesquisadora e uma via com você, então, você deve fazer o download deste documento aqui < http://bit.ly/2njatfM >. Ou ainda, solicitar por e-mail uma via digitalizada deste TCLE e usar os meios de contato abaixo indicados. Assim como você pode também usar os meios de contato abaixo indicados para sanar alguma dúvida sobre esta pesquisa e/ou sua participação. Contatos das pesquisadoras, em caso de dúvida: Ana Paula da Rosa Deon (doutoranda) - email: ap.deon@uol.com.br; ana.deon@ufrr.br (95)981145441; Suzana da Rosa Tolfo (orientadora) - email: srtolfo14@gmail.com – (48) 3721-8577; endereço: Departamento de Psicologia - Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)/Campus Universitário da UFSC – Trindade - Florianópolis – SC - Bloco: B; sala: 14.

10. O Projeto foi aprovado pelo CEP/UFRR nº: CAAE: 19790919.3.0000.5302

11. As informações desta pesquisa serão confidenciais e garantimos que somente o pesquisador saberá sobre sua participação.

Leia a declaração abaixo e, se concordar, clique em "Concordo" e a pesquisa será iniciada. Caso contrário, basta clicar em "Discordo" e a pesquisa não será iniciada.

Declaro que compreendi os objetivos, riscos e benefícios de minha participação na pesquisa que é online e voluntária, bem como os usos que serão feitos dos dados coletados.
Você concorda em participar desta pesquisa? *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy