Experiências e Materiais Didáticos para Ensino de Computação na Educação Básica
A Diretoria de Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em cooperação com o PROCAD-CAPES (ICMC, UEM, UFAL) e o PET-Computação do ICMC-USP, gostaria de reunir as experiências e materiais didáticos que estão sendo desenvolvidos pela comunidade no contexto do ensino de computação na educação básica, caracterizando-os de acordo com as diretrizes estabelecidas pela SBC, disponíveis em: https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica. Estas diretrizes descrevem a computação nos seguintes eixos:
Eixos da Computação.
1 - PENSAMENTO COMPUTACIONAL

ABSTRAÇÃO (resolução de problemas, representação da informação e processos): Compreender e utilizar modelos e representações adequadas para organizar informação e descrever processos (algoritmo). Usar diferentes técnicas (decomposição, generalização, transformação, reuso, recursão, refinamento) para construir soluções para problemas, identificando as vantagens do uso destas técnicas e as condições para utilizá-las, aperfeiçoando e articulando saberes escolares.

AUTOMAÇÃO (programas e dados): Identificar problemas de diversas áreas do conhecimento e criar soluções, de forma individual e colaborativa, usando computadores, celulares e /ou outras máquinas processadoras de instruções para resolver todo ou partes do problema. Criar modelos computacionais para simular e fazer predições sobre diferentes fenômenos e processos.

ANÁLISE (análise quantitativa e qualitativa de problemas/soluções): Analisar criticamente os problemas e soluções para identificar não somente se existem soluções que podem ser automatizadas, mas também ser capaz de avaliar a eficiência e a correção destas soluções e de justificar tanto a adequação das soluções aos requisitos quanto as escolhas

2 - MUNDO DIGITAL

CODIFICAÇÃO (dados, codificação da informação): Entender o conceito de informação e como informações podem ser descritas e armazenadas de diferentes formas. Compreender a importância da informação, e dos problemas e soluções relacionados segurança de dados. Identificar diferentes formas de armazenar dados, e como representar, visualizar e manipular dados massivos (big data)

PROCESSAMENTO (computador, processamento da informação): Identificar os componentes básicos de um computador e compreender como a informação é processada por eles. Entender os diferentes níveis de relação entre hardware e software. Compreender os fundamentos da robótica e inteligência artificial.

DISTRIBUIÇÃO (redes e internet, distribuição da informação): Entender como se dá a comunicação entre diferentes dispositivos digitais, como os dados são transmitidos. Compreender a estrutura e funcionamento da internet. Ser capaz de avaliar a confiabilidade de sistemas computacionais e empregar diferentes medidas de segurança digital.

3 - CULTURA DIGITAL

TECNOLOGIA E SOCIEDADE: Compreender o impacto e decorrências da revolução digital e dos avanços do mundo digital na humanidade.

LETRAMENTO DIGITAL: Utilizar de forma eficiente e crítica ferramentas que auxiliem a obter, analisar, sintetizar e comunicar informações de formatos e com fins diversos.

CIDADANIA DIGITAL: Analisar de forma crítica questões éticas e morais que surgiram com o mundo digital, valorizando a diversidade e fortalecendo o olhar para a acessibilidade.
Nome: *
Your answer
Afiliação: *
Your answer
E-mail: *
Your answer
Qual é o tipo da iniciativa? *
Required
Links para a experiência e/ou material didático (URL): *
Links para acesso ou download do material, vídeos, artigos, etc.
Your answer
A experiência/material possui licença aberta? *
Caso não seja um dos autores da experiência/material didático, você tem o contato do(s) autor(es)?
Incluir informações dos autores como nome, email, grupo de pesquisa e instituição.
Your answer
Descreva a experiência e/ou material didático e as lições aprendidas com a sua aplicação: *
Your answer
Qual é o público-alvo da experiência e/ou material didático? *
Required
A instituição em que ocorreu a experiência de ensino e/ou aplicação do material didático é pública ou privada? *
Required
A experiência de ensino e/ou aplicação do material didático ainda está acontecendo ou já foi finalizada? *
Informar data inicial e data final ou desde quando está em andamento.
Your answer
Em qual eixo da computação a sua experiência e/ou material didático se encaixa? *
Required
Existe alguma outra informação que queira destacar?
Your answer
Organizadores
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Universidade de São Paulo. Report Abuse