Cultura de Segurança e Eventos Adversos nos Cuidados de Enfermagem
Adaptado da versão Portuguesa de Hospital Survey on Patient Safety Culture de Margarida Eiras e da Subescala de Eventos Adversos de Castilho e Parreira
Sign in to Google to save your progress. Learn more
A segurança do doente é uma preocupação crescente nos Hospitais Portugueses, tal como acontece noutros países da Europa e do resto do mundo.

A segurança dos doentes, enquanto foco central da qualidade dos cuidados de saúde tem constituído um desafio para todos os profissionais do sector.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o desenvolvimento da cultura de segurança, enquanto estratégia de melhoria da segurança do doente.

É neste sentido que Filipa Lopes, enfermeira em contexto de bloco operatório no Reino Unido, pretende desenvolver no âmbito do IV Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e sob orientação da Professora Doutora Amélia Filomena Castilho um estudo de investigação que culminará na elaboração da Dissertação de Natureza Aplicada conducente ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e que procura responder à seguinte questão de investigação:
Qual a relação existente entre a ocorrência de eventos adversos nos cuidados de enfermagem a nível hospitalar e cultura de segurança?

Com abordagem quantitativa, desenvolver-se-á um estudo descritivo-correlacional, com os seguintes objetivos:
- Identificar a perceção dos enfermeiros sobre a cultura de segurança dos doentes bem como a perceção dos enfermeiros sobre o risco e ocorrência de eventos adversos;
- Analisar a relação entre a perceção de cultura de segurança dos profissionais e a ocorrência de eventos adversos nos cuidados de enfermagem a nível hospitalar;
- Verificar se a perceção de cultura de segurança e de ocorrência de eventos adversos varia em função de algumas características socioprofissionais como sexo, idade, experiência profissional, dimensão do hospital e tipo de serviço;
- Identificar as medidas de melhoria de segurança dos doentes propostas pelos profissionais.

O estudo será realizado a nível nacional e pretende envolver profissionais de Enfermagem a desenvolver a sua atividade profissional em contexto hospitalar. No estudo da cultura de segurança utilizaremos uma versão adaptada da versão portuguesa do Hospital Survey on Patient Safety Culture (Portugal, 2011) e para o estudo dos eventos adversos adotaremos uma versão adaptada de Castilho e Parreira (2012).

Com este questionário eletrónico pretende-se conhecer a sua opinião acerca da cultura de segurança do doente e notificação de incidentes e de eventos adversos no Hospital onde trabalha.
Não existem respostas certas ou erradas, sendo o preenchimento do questionário voluntário.
Todos os questionários serão tratados com confidencialidade, utilizados apenas no âmbito deste estudo e divulgados de forma agregada, garantindo o anonimato do inquirido e da instituição.

Espera-se que os resultados contribuam para a definição de estratégias de melhoria da segurança do doente hospitalar.
Conceitos-chave:
Evento/ocorrência - definido como qualquer tipo de erro, equívoco, incidente, acidente ou desvio, independentemente de ter ou não causado dano no doente.
Segurança do doente - definida como a prevenção de danos ou eventos adversos resultantes da prestação de cuidados de saúde.

Contactos da investigadora para possíveis esclarecimentos:
Filipa Cristiana Mateus Lopes
Telemóvel: +447502371095
Contacto eletrónico: fcristianalopes@gmail.com
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy