Request edit access
[Oficina criativa] Mulheres que Escrevem a Poesia Contemporânea- turma 4
Ementa:
Quais afetos são enunciados e politizados pela poesia contemporânea escrita por mulheres? A partir dessa pergunta, a oficina Mulheres que Escrevem a Poesia Contemporânea busca apresentar o trabalho de poetas brasileiras como Adelaide Ivánova, Natasha Felix, Valeska Torres e Jessica Stori investigando quais afetos são ativados em suas estratégias de escrita. O objetivo da oficina é colocar em diálogo poemas de diferentes autoras contemporâneas e contribuir para a produção de outras formas de escrita. Assim, ao fim de cada encontro serão propostos exercícios de escrita criativa. Os encontros serão realizados na plataforma Google Meets nas quartas 22, 29 de junho, 06 e 13 de julho das 19 às 21 horas.

A dinâmica da oficina:

A oficina será realizada ao longo de quatro encontros com duração de duas horas. Uma semana antes de cada encontro, as participantes receberão um dossiê contendo poemas de diferentes autoras brasileiras contemporâneas, além de trechos de textos teóricos, vídeos, episódios de podcast, entre outros materiais.
Durante os encontros, vamos ler o material reunido no dossiê, compartilhar nossas impressões e investigar possíveis procedimentos de escrita. Construindo um diálogo entre mulheres que escrevem, a oficina é movida por questões como: De que maneira, afetos como raiva, desejo e medo aparecem na poesia contemporânea? Quais são as implicações políticas dessas escritas? Quais poderes são ativados quando dizemos o que sentimos? Como a escrita pode ser um instrumento para acessar e elaborar nossos afetos?
Ao fim de cada encontro será proposto um exercício de escrita e os poemas/textos produzidos a partir desse exercício serão lidos e comentados no encontro posterior.
Como a oficina tem a proposta de ser um espaço interativo no qual as participantes sintam-se confortáveis para expressar suas ideias e sentimentos, os encontros não são gravados.

A oficineira/ mediadora:
Taís Bravo é escritora, pesquisadora e uma das criadoras da iniciativa Mulheres que Escrevem. Formada em Filosofia pela UFF, atualmente pesquisa poesia brasileira contemporânea escrita por mulheres no mestrado em Ciência da Literatura na UFRJ. É autora de "Sobre as linhas extintas" (Editora Urutau, 2018), “Houve um ano chamado 2018” (Macondo Edições, 2019) e “Ato para desembrulhar o vício” (7 Letras, 2019).


O valor da oficina é R$250,00*. O pagamento pode ser realizado via PIX ou transferência bancária.

Política de cancelamento: O cancelamento da inscrição poderá ser realizado até no máximo uma semana antes do início da oficina.
Os encontros não são gravados.


*Há a possibilidade de bolsas ou valores sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade financeira.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome completo *
E-mail *
Como ficou sabendo da oficina?
Clear selection
Se desejar, conte um pouco sobre você e sobre o que espera da oficina :)
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy