*O preenchimento deste formulário confere a inscrição de apenas 1 pessoa. É possível inscrever mais do que uma pessoa com o mesmo endereço de e-mail. Deve preencher o formulário por cada um dos participantes.
No dia 7 de dezembro, Vieira do Minho volta à tradição com a iniciativa intitulada "Apanha e moagem da azeitona num lagar tradicional".
Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar o património histórico e cultural, bem como a terra e a agricultura do concelho, mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente. Neste sentido, a iniciativa pretende dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite, que vai desde a apanha à moagem da azeitona num lagar tradicional.
Com mais de 300 anos, o lagar de azeite de Vilarchão era um engenho comunitário. Atualmente, pertence à Junta de Freguesia e conserva ainda toda a sua maquinaria original, o que permite produzir azeite através do método tradicional, em que a água é utilizada como força motriz, isto é, à imagem daquilo que antigamente era prática corrente.
A iniciativa vai decorrer no dia 7 de dezembro e arranca, pelas 10h, no lagar de azeite de Vilarchão. Com uma distância de cerca de 3 km, este trilho vai dar a conhecer os locais mais emblemáticos desta freguesia. Vilarchão situa-se a cerca de 8km da sede do concelho, na vertente ocidental da Serra da Cabreira.