Request edit access
Curso: Proust e as artes
O objetivo do curso é apresentar o pensamento de Proust sobre a contemplação estética e a criação artística, no livro Em busca do tempo perdido, a partir de suas análises das impressões sensíveis, da música, da pintura e da literatura. Mais precisamente, trata-se de mostrar como impressões, música e pintura são condições de possibilidade, ou condições genéticas da concepção proustiana da literatura.

Programação

𝟭𝟬 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹
Entender a descoberta da vocação literária de Marcel, personagem central do livro, a partir do projeto de romance de formação característico da modernidade.

𝟭𝟭 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹
Apresentar a ideia que Proust faz da música, e por que ela é o modelo de um tipo de conhecimento capaz de dar conta da essência da realidade.

𝟭𝟮 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹
Mostrar como Proust pensa a pintura, e como ela lhe sugere o procedimento artístico capaz de produzir um conhecimento literário da realidade: a criação de metáforas.

𝟭𝟯 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹
Analisar as impressões sensíveis para explicar por que elas tornam possível a descoberta de um estilo literário que conjuga tempos diferentes e permite escapar das limitações espaciais.

Nome: *
Your answer
Email *
Your answer
Telefone
Your answer
Ingresso *
Emissão de certificado *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms