No inicio do século XIX (1816-1822), o francês Auguste de Saint-Hilaire criou um herbário a partir de coletas realizadas em uma expedição à Mata Atlântica. O resultado dessa missão, o herbário de Saint-Hilaire, está atualmente conservado no Museum National d'Histoire Naturelle em Paris.
Após um trabalho conjunto coordenado pelo Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Muséum national d´Histoire Naturelle, com a participação do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) e apoio da FAPESP, as amostras reunidas pelo botânico, em conjunto com as observações sociais da época, foram digitalizadas para serem acessíveis a todos pela internet, constituindo assim um herbário virtual (
http://hvsh.cria.org.br/project).
Em junho de 2015, os botânicos do Muséum National D'Histoire Naturelle e do Instituto de Botânica de São Paulo realizarão uma expedição, fazendo parte do percurso de St-Hilaire, para coletar um novo herbário. O projeto, viabilizado por uma parceria entre o Estado de São Paulo e a Région Ile-de-France, pretende despertar uma reflexão sobre a evolução da biodiversidade e o impacto causado pela atividade humana.
A mesa redonda que ocorerrá no dia 16 de junho às 9.30 no Salão Nobre da Secretaria de Educação (Avenida Ipiranga 53 / Praça da República) será conduzida pelo botânico francês Marc Pignal, e terá a mediação de Sergio Romaniuc (Instituto de Botânica) e de Marc Janson (Muséum National d'Histoire Naturelle). O encontro tem como objetivo discutir as primeiras impressões após a expedição e, também, dialogar com o público sobre o projeto.
O evento esta organizado pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Estado de São Paulo, e pela Région Ile-de-France.