KARATE-DO
CONCEITO E VALORES
Karate-Do é uma palavra japonesa, em que “Kara” significa vazio, “Tê” mãos e “Do” caminho, significando “Caminho das mãos vazias”. Portanto, o Karatê é uma arte marcial que se utiliza do próprio corpo como defesa pessoal. O karate-ka (praticante de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo, sem o uso de armas ou ferramentas externas.
O maior objetivo do Karatê não é tornar seus praticantes em bons lutadores, mas sim desenvolver a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo, buscar a perfeição de si mesmo, praticar a humildade, o companheirismo, o respeito pelos parceiros de treino e pelo professor, conter a agressão, ter o autodomínio, estar calmo em situações de perigo e pressão e o principal: ser uma boa pessoa acima de tudo. O caráter, a sinceridade, o esforço, a etiqueta (educação) e o auto controle são os lemas (Kun) desta arte marcial.
SURGIMENTO
O Karatê-do teve suas origens na Ilha de Okinawa, através de muitos Mestres de Naha-te (cidade de Naha), Shuri-te (cidade de Shuri) e Tomari-te (cidade de Tomari) (Artes Marciais típicas da Ilha) que imigraram à China em busca de novos conhecimentos. Lá encontraram o Wushu (conjunto de artes marciais chinesas, onde podemos citar o Kickboxing Chinês e o Kung Fu, por exemplo). Desarmados e movidos pela necessidade de desenvolver uma forma de defesa para combater os ataques de assaltantes e criminosos criaram então alguns movimentos de defesa e ataque.
Retornando à Ilha de Okinawa, estes Mestres mesclaram seus conhecimentos aos conhecimentos adquiridos na China, mais a necessidade de se criar uma forma eficaz de combate que não utilizasse nenhum tipo de arma (faca, espada, punhal, etc.), em função da ocupação da Ilha pelos Samurais, que proibiram a utilização e porte de qualquer tipo de arma. Desarmada a população ficava à mercê dos saqueadores e bandidos. Criou-se então uma forma de combate que utilizava o próprio corpo como arma, daí então o surgimento da palavra KARATE-DO, que hoje quer dizer: “Kara” Vazio – “Te” Mãos – “Do” Caminho.
Vários Mestres formularam suas próprias técnicas, surgindo então os estilos. Cada Mestre em cada parte da Ilha dava ênfase à determinada técnica ou prática, de acordo com seus conhecimentos e necessidades. Não se sabe ao certo quantos estilos existem hoje, pois além dos estilos tradicionais, existem também, vários estilos derivados.
O Karate se popularizou em todo o Japão por volta de 1920, quando alguns mestres foram convidados pelo Imperador (após uma demonstração em Okinawa) a lecionar a arte do Karate nas Universidades. Sendo então incorporado às tradicionais artes marciais japonesas e seguindo o sistema de filosofia do Budo (Caminho Marcial) adotando a partícula “Do” no final, como o Judo, Kendo, Aikido, Kyudo, Iaido, etc.
Existem também os estilos tradicionais de Karate-do:
1. Shotokan-ryu criado pelo Mestre Gishin Funakoshi
2. Wado-ryu criado pelo Mestre Hironori Otsuka
3. Shorin-ryu criado pelo Mestre Chochin Shibana
4. Shito-ryu criado pelo Mestre Kenwa Mabuni
5. Goju-ryu criado pelo Grão Mestre Miyagi Chojun
6. Kyokushin-Kai criado pelo grão mestre Masutatsu Oyama
Entre muitos outros, todos muito eficazes, cada qual com sua técnica e prática específica.
Vamos estudar alguns movimentos do Karatê Shotokan!
MOVIMENTOS DO KARATÊ SHOTOKAN
BASES (DACHI)
Kiba-Dachi ( postura do cavaleiro)- Base paralela; para executar flexione os joelhos e mantenha o tronco perpendicular ao solo e fique voltado diretamente à frente, essa postura da a impressão de um homem montado em um cavalo.