Request edit access
Editatona Artes+Feminismos I Arte e Arquivo
A coletiva de pesquisa NaPupila, através da parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB) e Instituto Moreira Salles (IMS) convidam você a integrar no evento online Wikipédia Edit-a-thon: Artes+Feminismos | Arte e Arquivo - desdobramentos da prática decolonial, nos dias 18 e 19 de julho. Essa iniciativa dá continuidade ao trabalho da fundação internacional e sem fins lucrativos Art+Feminism no Brasil, integrando as maratonas de edição Edit - a - Thon à debates temáticos.

Em observação ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, desde 2014 - em acordo com o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e compreendendo a relevância do histórico de lutas dos movimentos feministas, será realizada uma maratona voltada para o trabalho fundamental de feministas e artistas negras.

No Brasil, a população negra corresponde a mais de 50% dos 209,5 milhões de habitantes (IBGE, 2018). No entanto, a microscópica representatividade nos poderes públicos e privados é constrangedora. Nas artes visuais isso não é diferente, em particular se somarmos também a questão do gênero nessa equação. Assim, cada êxito deve ser celebrado e cimentado na memória coletiva.

O problema de gênero da Wikipédia está bem documentado. Em uma pesquisa de 2011, a Wikimedia Foundation descobriu que menos de 10% de seus colaboradores se identificaram como mulheres; já pesquisas mais recentes apontam para um total de 16% em todo o mundo, um percentual ainda muito reduzido.

Isso é um problema.

Porque quando mulheres, não-binários, sobretudo negras e indígenas, não estão representadas nos textos do décimo site mais visitado do mundo, informações a respeito desses indivíduos podem ser distorcidas e deturpadas. É necessário uma reparação histórica e um revisão mais eficaz e rigorosa dos fatos. As narrativas precisam ser contadas por quem as vivencia.. Entendendo tais circunstâncias, as Editatonas Artes+Feminismos buscam diminuir as disparidades de gênero e inclusão de fontes confiáveis através da criação e edição de verbetes de mulheres cis e trans artistas, pesquisadoras, curadoras e demais profissionais das artes na plataforma Wikipédia.

____________________

Programação completa

18 de julho, das 14h às 17h | Ciclos de Conversa

19 de julho, das 14h às 18h | Ação Coletiva: Atualização colaborativa de conteúdo
__________

Importante: Antes de entrar na sala de reunião crie um perfil na Wikipédia.

O evento ocorrerá na plataforma Zoom.us
1. Abra um cadastro na plataforma Zoom.us
2. Clique em “Entrar em uma Reunião”
3. Adicione o ID da reunião: 823-2377-2207, ou acesso o link da sala, para falar diretamente com as organizadorxs. Pronto!

*Não é necessário conhecimento prévio
*Já tem uma pesquisa sobre uma artista ou iniciativa feminista de arte? Entre em contato!

A maratona é uma realização da coletiva de pesquisa em artes visuais NaPupila, em parceria com o Instituto Moreira Salles e o Wiki Movimento Brasil.
____________________
Artista Convidada:

Silvana Mendes
Vive e trabalha em São Luís, MA. É artista visual e professora.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome Social: *
Bairro/Cidade/Estado/País: *
E-mail *
Ocupação: *
Se você marcou a opção "outros" na pergunta anterior, inclua aqui a sua ocupação.
Possui Login na Wikipédia?
Clear selection
Caso sim, por favor inclua:
Já participou de alguma edição da Wikipédia? *
Em quais dias pretende participar do evento? *
Required
Como ficou sabendo da Edit-a-thon Artes+Feminismos? *
Descreva seu interesse em participar da ação: (500 caracteres) *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy