OFICINA: Linguagem do Documentário com Ênfase no Recorte Ambiental
OFICINA: Linguagem do Documentário com Ênfase no Recorte Ambiental
INSTRUTORES: Homero Flávio e Ursula Vidal
DATAS: De 4 a 8 de julho (segunda a sexta-feira)
HORÁRIO: De 15h às 18h
CARGA HORÁRIA:15 HORAS
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
VALOR: R$ 180,00
VAGAS LIMITADAS: 15 PARTICIPANTES
AULAS E INSCRIÇÕES: DAVÁRZEA DAS ARTES (rua B, quadra 2, casa 2, Conjunto Jardim Yolanda Parque 10)


A oficina apresenta uma  introdução à Linguagem e Produção Audiovisual Documental com ênfase no recorte ambiental e será dividida em quatro segmentos:

>>> Breve apresentação da história do documentário, com foco na produção de filmes no Brasil e na Amazônia; Exibição de trechos de obras emblemáticas para fomentar a discussão de narrativas e a estética utilizada, estimulando o pensamento crítico sobre a produção audiovisual.

>>> Processo de construções narrativas, com desenvolvimento de storyline, pesquisa e roteiro.

>>> Abordagem dos métodos e formas de produção, aspectos da direção, direção de fotografia, edição e montagem de filmes institucionais, documentários autorais e séries documentais.

>>> Exercícios de linguagem e introdução à pratica documental, desenvolvendo uma dinâmica interativa e colaborativa com a turma.

### Homero Flávio

Produtor e diretor audio- visual. Participou de cursos de direção e roteiro com profissionais como  Betsy de Paula, Rosemberg Cariry , Chico Diaz e Pedro Carvana. Dirigiu e roteirizou curta-metragens de ficção como "O Xis", vencedor do 1 Festival Amazonas de Filmes do Minuto. Em 2006 co-dirige o documentário “O Saber que a Gente Sabe”,  filmado em 4 estados da Amazônia, além das cidades de Brasília e Curitiba. Em 2008 co-dirige e roteiriza o curta “Raiz dos Males” que recebeu os prêmios de melhor filme, roteiro, direção, e ator no 32o Festival Guarnicê de Cinema.

Em 2010 assina a direção de fotografia do documentário União Doc Brasil, projeto da União Europeia filmado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Desde 2006 vem ministrando oficinas de produção, roteiro e prática cinematográfica nos estados de Rondônia, Amazonas e Pará, produzindo de forma coletiva mais de 15 curtas. Em março de 2014, inicia o trabalho de co-direção do documentário de curta-metragem “Catadores de Sonhos”, sobre a vida dos catadores que trabalham no segundo maior lixão do Brasil: o Aterro do Aurá.

Em 2015, assina Direção e Produção Executiva do Documentário “SOU(L) Kilariô”, sobre o músico pernambucano Di Melo; e do clip “Correnteza”, do instrumentista Marcio Jardim. Em 2016, assume Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem do Curta Documental “Confio em Deus”, integrante do projeto Sonora Pará. No mesmo ano, assina co-direção, Roteiro e Fotografia da Série documental Aurá _Eu sou de lá. Projeto fruto do edital Prodav 8 - Ancine. É  diretor e fótografo e editor da produtora audiovisual Abre-te Cérebro Produções, tendo realizado mais de 10 filmes institucionais, a maioria voltada para a temática da sustentabilidade e da conservação ambiental.

Ursula Vidal,

Jornalista e documentarista. Atuou como repórter, apresentadora e editora do canal TELECINE, cobrindo os principais Festivais de Cinema do país e os bastidores de grandes produções do cinema brasileiro. Fez cursos intensivos com grandes mestres do cinema como Eduardo Coutinho, João Moreira Salles e Walter Lima Jr, Aurelio Michilles e Jorge Duran.

Em 1998 dirige o Documentário “Marias e Josés de Nazaré”, sobre a maior festa religiosa do país: o Círio de Nazaré. No ano seguinte é contemplada no Edital da Fundação Itaú Cultural com o projeto “A Caravana do Brega”. Ainda em 1999, faz a curadoria do Festival Internacional de Cinema de Belém. Em 2003 recebe uma Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará para desenvolver o projeto audiovisual “Aparências Nada Mais...”. De 2001 a 2016 apresenta, roteiriza e dirige o programa de entretenimento, informação e cultura “Etc & Tal”, exibido aos sábados no SBT. Em março de 2014 começa a filmar o documentário de curta-metragem “Catadores de Sonhos”, sobre a vida dos catadores que trabalham no segundo maior lixão do Brasil: o Aterro do Aurá.

Em 2015, integra a banca de examinadores da Região Norte para a pré-seleção dos candidatos ao curso de cinema da Escuela Internacional de Cine e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Em 2016 monta o Curta Documental “Confio em Deus”, integrante do projeto Sonora Pará, da TV Cultura do Pará. No mesmo ano, assina a Direção, Roteiro e montagem da Série documental Aurá – Eu sou de lá. Projeto fruto do edital 2015 Prodav 8 - Ancine. É produtora executiva, diretora e roteirista da produtora audiovisual Abre-te Cérebro Produções, tendo realizado mais de 10 filmes institucionais, a maioria voltada para a temática da sustentabilidade e da conservação ambiental.


L E I A    C O M    A T E N Ç Ã O  


COMO SE INSCREVER E PARTICIPAR

1º PREENCHER O FORMULÁRIO ABAIXO COM AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS;

2º COMPARECER EM ATÉ 48 HORAS, APÓS O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO, NO DAVÁRZEA DAS ARTES PARA EFETUAR O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO;

3º O PAGAMENTO PODE SER REALIZADO DA SEGUINTE FORMA;

PAGAMENTO À VISTA NO DINHEIRO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA;

OBSERVAÇÕES:

1º Ao efetivar a inscrição o participante assume o compromisso de comparecer nos dias da oficina;
2º A inscrição só será efetivada com o preenchimento do formulário e o pagamento do valor da inscrição;
3º O preenchimento das vagas será realizado de acordo com ordem de pagamento. Os primeiros que realizarem o pagamento, perante ficha preenchida, ocupam as vagas;
4º Os inscritos receberão a confirmação da sua participação no ato da inscrição (pagamento) e por email;
5º Não haverá ressarcimento do valor da inscrição caso o participante efetive o pagamento e não compareça no dia previstos de oficina;
6º O participante, ao preencher e enviar o formulário abaixo, concorda com os termos listados neste documento.
7º A oficina só será realizada com o preenchimento mínimo de 7 (sete) vagas. Caso o participante tenha efetivado o pagamento e as vagas não sejam preenchidas, garantimos a devolução do seu dinheiro.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome Completo *
Número do CPF *
Email *
Telefone para contato
Como soube da oficina *
Qual sua área de atuação *
Dúvidas ou Sugestões?
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy