REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: ENTRE AS EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E PRÁTICAS DOS SUJEITOS - Palestrante: Prof. Dr. Edberto Ferneda - UNESP - CAMPUS DE MARÍLIA-SP
BREVE CURRÍCULO DO PALESTRANTE
Graduação em Processamento de Dados pela antiga Fundação Educacional de Bauru (1985). Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Doutor em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista 'Julio Mesquita Filho' (UNESP) - Campus de Marília. Atua na Ciência da Informação, principalmente nas áreas de Indexação Automática e Recuperação de Informação.
RESUMO DA TEMÁTICA A SER DISCUTIDA NA PALESTRA
Recuperar informação envolve, por um lado, um acervo documental que deve ser representado por expressões linguísticas que resumem seu conteúdo informacional. Por outro lado, temos seres humanos que tentam descrever linguisticamente as suas necessidades de informação a fim de obterem documentos relevantes para satisfazer tais necessidades. Portanto, um sistema de recuperação de informação é um ambiente linguístico mediador na comunicação entre um estoque de informação e seus requisitantes. Sua eficiência depende de um controle adequado da linguagem de representação dos itens de informação e das requisições de seus usuários.
Tendo como referencial as preocupações da Ciência da Informação, será apresentado os principais aspectos da recuperação de informação desenvolvidos no âmbito da Ciência da Computação, enfatizando os atuais recursos de representação, busca e recuperação na Web. Apresenta também algumas técnicas assessórias à recuperação de informação, tais como a indexação automática e o Processamento da Linguagem Natural.