No âmbito do processo de investigação de doutoramento em Design da da FA.UTL “Design de Iluminação: Novos paradigmas do Espaço e do Utilizador", do Mestre Eduardo Gonçalves, pretende-se desenvolver uma nova abordagem do projecto de iluminação, através de uma metodologia centrada no utilizador, que privilegie a relação espaço-utilizador, o uso energético eficiente e melhore a vivência do espaço urbano nocturno. Este projecto é apoiado pela Câmara Municipal de Arraiolos, financiado pela FCT e orientado pelos Professores Doutores Ana Margarida Ferreira (UNIDCOM/IADE) e Henri Christiaans (TU/Delft).
Para tal ser possível, a sua participação é imprescindível! Assim, vimos solicitar a sua disponibilidade para a realização dos testes que se irão realizar em Arraiolos a após a Festa do Tapete de 2013.
Os testes serão compostos por duas partes: testes no espaço exterior (percurso na Rua da Misericórdia - noite) e testes virtuais (em espaço interior - dia). Em cada teste, será solicitado ao participante o ajuste de várias características de iluminação (Intensidade, Temperatura de Cor, etc.), por forma a definir o “cenário perfeito” para cada um.
Os testes exteriores serão sempre realizados durante a noite (a partir das 21h).
O tempo médio de cada sessão deverá ser entre 30 a 40 minutos.
Cada participante apenas necessita de fazer uma sessão (conjunto dos dois tipos de teste: 40m + 40m).
Pré-requisitos para a realização dos testes:
- Ser residente em Arraiolos ou ser familiar ao espaço urbano;
- Ter uma idade compreendida entre os 18 e os 50 anos (aproximadamente)
- Não sofrer de nenhuma patologia grave da visão.
Os dados serão usados apenas para o estudo em questão não sendo, em circunstância alguma, divulgados ou usados os dados identificativos do participante. O anonimato do participante é garantido pelo investigador.
A sua colaboração e comprometimento são fundamentais para o sucesso do projecto de investigação na medida em que, sem um número mínimo de participantes (110), não será possível garantir a qualidade da amostra e a extracção de informações conclusivas fundamentais.
Muito obrigado pela sua atenção e participação!
A equipa de investigação.