Request edit access
QUESTIONÁRIO COMCADES 2
Formação de Quadros Dirigentes da Economia Social (foco na área da deficiência e intervenção social)


A Economia Social (ES) é composta por entidades multifacetadas que integram na sua intervenção valores de transformação, inovação social e económica tendo como meta final a equidade social e o equilíbrio económico. Defendem princípios e valores como a partilha, a ética, a democracia, a responsabilidade social. Hoje em dia estas entidades, confrontam-se com novos desafios, desafios relativos ao financiamento, à forma como se gerem fatores concorrenciais - o que per si exige uma maior profissionalização e renovação de competências por parte dos seus quadros dirigentes.

O Projeto GRUNDTVIG "COMCADES" (Competências de Quadros Dirigentes da Economia Social), desenvolvido em 2008, identificou a diversidade formativa existente na área da formação executiva para o sector da intervenção social, e demonstrou, acima de tudo, que os quadros dirigentes/ gestores destas entidades carecem de formação específica para a implementação de modelos de gestão flexíveis, facilitadores da expressão e criatividade por parte das suas equipas, capazes de implementar e gerir modelos de mudança e crescimento organizacional.

No âmbito da rede ARFIE, um grupo de parceiros europeus (Tricentenaire, APEMH, FAIRE ESS, AMPANS, FENACERCI, CERCIG, DEMETRA, CADIAI, ARFIE, Legacoop Sociali E-R) decidiu assumir e prosseguir o trabalho iniciado em 2008 com o intuito de:
a) Analisar e comparar questões-chave e impactos da Economia Social nos diferentes países europeus;
b) Defender modelos de formação especializada e construir um repositório europeu para um novo modelo de governança que enfatize uma abordagem inclusiva e coprodutiva;
c) Dotar à figura de quadros dirigentes/ gestores da Economia Social um perfil profissional de abrangência europeia.

Uma das primeiras etapas do projeto é realizar uma análise e comparação dos diferentes contextos nacionais de formação e certificação para quadros dirigentes/ gestores da Economia Social. Este levantamento e compilação visa retomar a discussão e posterior validação sobre conteúdos formativos (áreas de competência) e metodologias de aprendizagem, de forma a que a parceria desenvolva os referidos modelos formação especializada.

O presente questionário visa, portanto, recolher informação sobre os sistemas de formação existentes no seu país/região para quadros dirigentes/ gestores da Economia Social.
Este questionário é distribuído através da rede ARFIE.

O questionário é anónimo, mas se desejar ser informado sobre os resultados obtidos e os próximos passos na implementação do projeto, não hesite em partilhar o seu nome e endereço de e-mail.

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Informações pessoais
País/Região:
Organização:
Posição/função:
Nome (opcional):
E-mail (opcional):
Questionário
1) Quais as competências que considera chave para os quadros dirigentes/ gestores da Economia Social?
2) No seu país/região, o sistema formativo em vigor para orientado para o reconhecimento de competências de quadros dirigentes/ gestores de Economia Social?
3) Existe formação para quadros dirigentes/ gestores de Economia Social no seu país/região?
Clear selection
Em caso afirmativo, por favor forneça algumas informações adicionais: identificação do curso, entidade gestora, metodologia de formação, duração
3.a) Quais são os objetivos destas formações?
3.b) Come sono organizzati i moduli di formazione?
3.b) Como são organizados os módulos de formação?
3.c) Quem pode aceder a estas formações?
Clear selection
Em caso afirmativo, por favor especifique o tipo de certificação
3.e) Qual o nível de importância destas formações em termos de profissionalização e progressão profissional?
4) As formações referidas são apoiadas por fundos públicos ou privados?
5) Quais as formações pretendidas aquando do recrutamento de quadros dirigentes/ gestores para a sua organização?
6) Já participou nalguma formação na área da gestão organizacional?
Clear selection
Em caso afirmativo, por favor especifique o tipo de formação e as razões pelas quais a realizou.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy