A pesquisa realizada pelo mestrando Yago Raphael Massuqueto Rocha, integrante do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, busca delinear o perfil dos jornalistas negros no Brasil, analisando as múltiplas dimensões que afetam suas carreiras. Inspirada em estudos anteriores sobre o Perfil dos Jornalistas Brasileiros (LIMA, S.P. et al., 2021 e MICK, J.; LIMA, S. 2013), a pesquisa visa compreender as condições de trabalho, os desafios enfrentados e as oportunidades disponíveis para esses profissionais. Para responder ao problema de pesquisa, a metodologia adotada envolve o estudo quantitativo dos dados das pesquisas de Perfil (2012 e 2021) e de Trajetórias (2017) dos jornalistas brasileiros e entrevistas qualitativas com jornalistas negros.
Para tanto é essencial trazer a discussão para o presente,
atualizando os dados e ampliando a compreensão sobre as experiências práticas
desses profissionais. Para isso, proponho realizar entrevistas
semiestruturadas online com jornalistas negros em diferentes estágios da
carreira. Essas entrevistas têm o objetivo
de aprofundar temas como os desafios atuais enfrentados no mercado de
trabalho; barreiras na progressão profissional e acesso a
cargos de liderança; impactos do racismo estrutural nas rotinas e
condições de trabalho e estratégias de resistência e formas de superar as
desigualdades.
Para contribuir com a pesquisa compartilhando suas experiências, preencha os seus dados e entrarei em contato para agendarmos uma entrevista. Sua participação
é fundamental para enriquecer esta pesquisa, ajudando a construir um panorama mais detalhado sobre as condições de trabalho de jornalistas negros e negras no Brasil.